Início » [Objection!] Games Usados e Toda sua Polêmica
Colunas Objection!

[Objection!] Games Usados e Toda sua Polêmica

Sejam Bem-vindos!

Estou estreando a nova coluna da GameFM chamada “Objection!”. Nela, o autor do texto estará dando a sua visão sobre um determinado assunto, com o propósito não só de dar sua humilde opinião, como também promover uma discussão sobre o tema.

Mas quem sou eu para dar opinião sobre alguma coisa? Bom, eu trabalho na indústria de games a 20 anos, já desenvolvi 17 jogos, trabalhei em 6 empresas diferentes e hoje sou consultor, produtor e game designer do meu próprio estúdio.

De qualquer maneira, vamos começar falando de jogos usados.

Esta é uma polêmica que ouvimos muito aqui no Brasil porque nem indústria de novos temos, quanto mais de usados. Mas lá nos EUA, é uma questão muito comum porque grande lojas tem setores enormes dedicados a jogos usados e planos aonde você pode trocar seus usados e ganhar créditos para usar como quiser.

Quem acompanha a imprensa internacional vê que é normal grandes executivos dizerem que a indústria de games vai ser destruída pelos usados ou como grandes empresas como a EA e UbiSoft vai falir porque não compramos jogos novos.

Recentemente o empresário Denis Dyack disse que “não haverá industria” se o mercado de usados continuar como está.

Vale lembrar que a indústria de cinema reclamou que iria ser extinta caso o mercado de vídeo locadoras não fosse combatido. E ninguém morreu por isso.

Uma indústria é extinta quando tenta culpar os consumidores por sua própria incompetência e age como coitada quando as coisas dão errado. O correto seria incentivar a lealdade do consumidor.

Hoje, temos empresas que nos deixam com ainda mais raiva (Capcom), temos online passes e os absurdos dos DLCs que juntos custam uma pequena fortuna (EA).

Senhores, estes são os motivos (se houverem) que irão destruir a indústria. Ou seja, ela está se auto-destruindo.

Só para finalizar, o senhor Denis Dyack nos trouxe jogos como Too Human e X-Men: Destiny. Talvez se o cara se preocupasse em fazer bons jogos, ele não estaria reclamando agora.

Até a próxima pessoal.

Sobre o Autor

Foto de perfil de Rodrigo de Souza

Rodrigo de Souza

Game Designer, Professor e Pai (Não nessa ordem).
Gamer também, quando dá tempo.

Comentários

Loading Facebook Comments ...

3 Comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último Vídeo – GameFM – YouTube

Media Kit GameFM
Debug Mode - Podcast
GameFM Play
Mesa do Fliper






Pular para a barra de ferramentas