Início » Sessão Classic 8: Top Gear (1992)
Sessão Classic

Sessão Classic 8: Top Gear (1992)


Você corre, corre, corre e corre pra caramba, mas nunca chegará nas montanhas!” – Jogador de “Top Gear

Top Gear” é um dos maiores clássicos que já “pisou” no Super Nintendo. Surgindo em 1989 como inspiração ao “Rad Racer“, a Kemco nunca imaginaria que seu game de corrida faria tanto sucesso. Lançado em 27 de março de 1992 no Japão com o nome de “Top Racer” (na Europa também é conhecido por este nome, feio) e chegando ao mercado americano em abril do mesmo ano, o objetivo de se tornar o melhor piloto do país dava início à era de games de corrida da nova geração.

Ficar puto em “Top Gear” é bem normal

 

O início da aclamada série foi bem simples. O jogador podia escolher entre quatro carros: Cannibal (vermelho), Sidewinder (branco), Razor (púrpura), Weasel (verde-azulado). Correr era preciso. O nitro era fundamental em certos momentos e escolher entre câmbio manual (o jogador que trocava a marcha) e automático (preciso explicar?) também era crucial.

Quando eu era criança queria ter um desses carros quando crescesse

Como naquela época não havia essa parada de Load Game, “Top Gear” usava um sistema de password, onde uma sequência de caracteres era liberada a cada corrida que o jogador passava sem perder. O que mais dava raiva em todos os gamers era o sistema de combustível e reabastecimento. Caso o carro fique sem gasolina e o jogador não pare para reabastecer o carro, a corrida já era.

Ter que parar para reabastecer era uma sacanagem sem tamanho

 

Jogar era bem simples, já que o joystick do SNES não era tão complexo quanto os dos consoles de hoje em dia. Consiste em simples comandos, um botão de aceleração, de breque, turbo ou nitro e dois direcionais para esquerda e direita. O carro ficava parado (e não em movimento como muitos pensavam que era) e o cenário é que se mexia para esquerda e direita à medida que os direcionais eram acionados.

 

 

Porém, quem pensa que “Top Gear” foi um grande sucesso no exterior, se engana redondamente. A série fez estrondoso sucesso no Brasil na década de 90 mas no exterior a coisa foi diferente. Apesar de sua incrível e famosa trilha sonora, “Top Gear” ainda é desconhecido até mesmo para muitos americanos, povo que é considerado o mais gamer do mundo. Que gamer brasileiro nunca ouviu essa música abaixo?

 

 

“Top Gear” deu origem a inúmeras sequências e fez história no Super Nintendo e no coração dos gamers. Um cara que se diz gamer e nunca jogou pelo menos um rachinha de “Top Gear”, pra mim, não sabe o que é um verdadeiro game de corrida.

Sobre o Autor

Felipe Felizardo

Jogador de gueimes, conhecedor de survival horror, pai da Cecília, Power Ranger nas horas vagas e muito rico. De saúde.

Adicionem na Xbox Live ---> FelipeZardo

Comentários

Loading Facebook Comments ...

2 Comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Media Kit GameFM
Debug Mode - Podcast
GameFM Play
Mesa do Fliper






Pular para a barra de ferramentas