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Depois da Microsoft, a EA também paga YouTubers para promover seus jogos

Não bastasse a polêmica envolvendo a Microsoft esta semana, agora é a EA que aparece no centro de um problema idêntico.

Documentos da EA falando de um “programa” chamado Ronku vazaram no forum NeoGAF ontem.

Segundo este programa, YouTubers estariam sendo pagos para publicar conteúdo de Battlefield 4 e Need for Speed: Rivals. O programa ainda designava “tarefas” com objetivos específicos e  focar em atividades dentro do jogo como derrubar um prédio inteiro em Battlefiel 4 ou cruzar a linha de chegada em Need for Speed: Rivals. Os YouTubers ainda tinham a (difícil) tarefa de não incluir nenhum bug ou glitch de Battlefield 4 nos vídeos que fizessem.

A EA pagaria US$10 por cada mil views para um máximo de 3 videos. Outros jogos como Fifa 14, Madden NFL 25, NHL 14 e Plants vs. Zombies 2 também estariam incluídos no programa.

A Federal Trade Comission (órgão do governo dos EUA que protege os interesses do consumidor) obriga que quaisquer videos que sejam patrocinados precisam explicitar o fato de forma clara e informar que estão trabalhando em benefício da empresa. O documento que vazou na NeoGAF, porém diz que os YouTuber do programa Ronku não podem revelar que estão sendo pagos.

“Você concorda em manter confidencial em todos os momentos todos os assuntos relacionados a este acordo e a qualquer tarefa incluindo, sem limitações, os detalhes e compensações listados acima,” supostamente diz o documento.

Não há provas de que este detalhe do acordo seja, de fato, verdadeiro, mas o programa Ronku é real e a própria EA confirma o fato.

“Através do programa Ronku, da EA, alguns fãs são compensados por vídeos no YouTube que eles criam e compartilham sobre nossos jogos,” disse um representante da EA. O representante ainda diz que o programa requer que os participantes respeitem todas as normas do FTC e identifiquem quando o conteúdo e patrocinado.

Pois é! Por mais que as empresas paguem por “incentivos” aos jogos que produzem, talvez fosse melhor ideia aumentar a qualidade de seus jogos e deixar que esta fale por eles do que tentar enganar o grande público “subornando” YouTubers para promover o jogo. Que vergonha EA e Microsoft.

Fonte: gamespot.com

Sobre o Autor

Rodrigo de Souza

Game Designer, Professor e Pai (Não nessa ordem).
Gamer também, quando dá tempo.

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