Destaque Notícias

Square Enix vai repensar sua estratégia graças ao sucesso de Bravely Default

 

A Square Enix admitiu que vai repensar sua estratégia de produzir jogos para uma audiência mais global depois do sucesso de Bravely Default, que é considerado jogo de nicho.

O presidente da empresa, Yosuke Matsuda disse que a empresa “perdeu o foco” depois de tentar fazer jogos que apelassem para um público global e variado.

“Os jogos acabaram não apenas não sendo interessantes para o público japonês, mas acabaram sendo incompletos e também não se encaixaram no gosto do público global,” completou.”

Bravely Default, que é considerado um jogo de nicho para fãs de JRPG mais hardcores, fez com que a empresa repensasse sua estratégia. “Em compensação, um JRPG que fizemos para o público japonês, com os devidos elementos (Bravely Default), acabou vendendo bem em todo o mundo.”

“Se você foca demais no aspecto global, você perde a visão de para quem você está desenvolvendo aquele jogo. Por exemplo, se olharmos os nossos resultados de 2013, vemos jogos para consoles feitos para um público global que não venderam bem.”

“A equipe de desenvolvimento de Hitman: Absolution, sofreu neste sentido. Eles implementaram uma grande quantidade de ‘elementos para a massa’ em detrimento do foco nos fãs da série, na tentativa de atrair o maior número possível de jogadores. Foi uma estratégia de ganhar apelo para as massas. Porém, o que faz a série Hitman boa é o apelo aos jogadores hardcores, e muitos fãs sentiram a falta de foco neste sentido, o que acabou refletindo nas vendas.”

“Então, a partir de agora vamos refocar nossos esforços em trazer nossas séries AAA de volta às suas raízes e focar em um público-alvo específico. Vamos também vai trabalhar em conteúdo que vai fazer os fãs dizerem ‘este é o Hitman que eu conheço’. Eu acredito que é a melhor maneira dos nossos estúdios de desenvolvimento mostrarem sua força.” Concluiu Matsuda.

Parece que finalmente a Square Enix acordou para a realidade! Vamos ver o que eles vão fazer com séries como Final Fantasy, Tomb Raider, Hitman e outros tantos que estão decepcionando os fãs. Principalmente no caso de Final Fantasy, a situação está crítica e os fãs estão cada vez mais desacreditados. E não podemos esquecer de Dragon Quest, que está com seu futuro indefinido.

Sobre o Autor

Rodrigo de Souza

Game Designer, Professor e Pai (Não nessa ordem).
Gamer também, quando dá tempo.

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Media Kit GameFM
Debug Mode - Podcast
GameFM Play
Mesa do Fliper