Início » O que é e o que não é zumbi/morto-vivo em Resident Evil
Curiosidades

O que é e o que não é zumbi/morto-vivo em Resident Evil

Zumbi de metralhadora, zumbi de moto, zumbi de machado, zumbi com taco de golf, zumbi que atira… NOPE! Tá errado. Em “Resident Evil” nem todos os inimigos são zumbis, meus amiguinhos, mas os jogadores que costumam jogar somente por diversão não conseguem distinguir o que é um morto-vivo de um infectado ou mutante na série. E isso se deve a fama que a série tem desde o primeiro game em que os inimigos comuns eram reles zumbis. Mas hoje em dia, com o bio-terrorismo saturado na trama, a variedade de inimigos comuns mudou desde o “Resident Evil 4” (que não tem nenhum zumbi, rapaziada). Então preparamos um pequeno guia de inimigos que a turma tem mania de chamar de “zumbi”, mas que nem em outro planeta seriam um propriamente dito.

Um zumbi é na verdade um ser que é controlado por um parasita ou que não responde pelos seus atos, fazendo coisas sem consciência (como um sonâmbulo?) e várias definições que envolvam a perda da personalidade de um humano normal, em vida. E pode até ser considerado como um servo sem alma e que age de forma a obedecer ordens de um superior sem contestação. Mas em “Resident Evil”os zumbis propriamente ditos são inimigos que retornaram da morte após exposição a algum dos trocentos vírus que temos disponíveis lá. Então os ”zumbis de metralhadora” não são zumbis, caras, zumbis não falam e não sabem mirar um arma de fogo (o próprio Chris Redfield fala no começo do quinto game que não são zumbis, caras, é só ler. Leon fez o mesmo no quarto).

Vou explicar melhor pra vocês não saírem pela internet falando ”errado”:

 

ZUMBIS

zombiesw

São esses caras tapados, lentos, deformados, tontos e malucos que todo mundo conhece de filmes, games e o baralho a quatro. Em “RE” são esses carinhas que querem descer o dente no seu pescoço. Nos primeiros games da série eles só sabiam morder, atualmente batem desajeitadamente, pulam e até atiram (mas esperem, vou explicar a seguir). Alguns zumbis estão carregando objetos que podem servir de armas contra você e isso porque morreram segurando-os. Quando uma pessoa morre, seus músculos enrijecem, ou seja, ficam duros, principalmente os das mãos. Os zumbis que aparecem dando tiros A ESMO ou carregam tacos de golfe, facas ou pedaços de madeira foram mortos se defendendo com essas armas e por isso foram reanimados carregando as mesmas. Como costumam bater, vão usar o que estiver nas mãos pois ainda mantém certa ideia do que fazer com aquilo. Mas são burros, então dá pra diferenciar um zumbi de verdade de um j’avo ou majini armado.

 

GANADOS

 

Re4-ganados

 

Chega até a ser insulto chamar esses caras de ”zumbi”, até porque em momento algum eles tentam sequer te morder. Quando Leon elimina o primeiro tiozinho lá da lareira naquele casebre funesto e cabuloso e o examina, o que aparece escrito na legenda? ”HE’S NOT A ZOMBIE”, galerão! Consequentemente os demais ganados não são também, ué. Sim, eles estão infectados com uma praga no corpo e o sinistrão Lord Saddler os controla com aquele cajado melindroso, mas eles falam, coordenam ataques, usam armas diversas (inclusive os Comandos, lá daquela ilha e o gordão da metralhadora). Os ganados possuem força e resistência sobre-humanas devido à plaga injetada em seus corpos e são um tanto tapados, mas não são zumbis nem a pau, colegas.

 

MAJINIS

 

Resident-evil-5-beta-executioner-majini-720x480

 

Essa turminha marota de “Resident Evil 5” também tem parasitas em vossos corpos, uma variável mais aperfeiçoada das Lla Plagas vistas no game anterior. Quando Chris elimina o primeiro mano no game e verifica o corpo ele diz “He is not like any zombie I’ve ever seen”, ou seja, o game faz questão de informar os jogadores que os novos inimigos não são mesmo zumbis. Claro, tem a turma que não manja muito inglês, mas ”not” e ”zombie” na mesma frase é fácil de associar. Os majinis são nativos populares do local onde a BSAA é enviada, Kijuju, para conter a treta que tava rolando lá. Mas, claro, temos uma organização que finge ser farmacêutica novamente e que realizou experimentos com a praguinha e criou uns tipos de capetas em laboratório, mas majinis não são mesmo zumbis. Nem os que estão nas motos. E nem os das metralhadoras…

 

J’AVOS

 

377

 

A Capcom resolveu criar um novo tipo de caras legais infectados, dessa vez pelo C-Virus, muito mais potente e destruidor do que o T ou o G-Virus. O C-Virus pode criar muitas variantes desde zumbis mesmo até diabões como o dinossauro/Transformer que o Simmons vira no final do jogo. Em “Resident Evil 6” os zumbis só estão presentes nas campanhas de Leon e Ada. Nas campanhas ”callofdutyzadas” de Chris e Jake, os inimigos são em suma j’avos. Como se pode ver em vários momentos do game, eles podem coordenar ataques, agachar para atirar, mirar com rifles, usar tanques de guerra, pilotar helicópteros, ficar calmos e obedecer a ordens (como quando Simmons manda que seus capangas atirem em Leon, Jake e companhia ou quando Carla captura Jake e Sherry na Europa). Neste game pode-se diferenciar claramente um zumbi de um j’avo se o jogador for esperto o bastante, exemplo é a cena em que Leon e Helena conseguem escapar da explosão na avenida e embarcar no helicóptero da BSAA. O piloto se transforma em um zumbi e não tem condições de pilotar, então Leon senta e pega os controles da aeronave. E na camapanha de Jake e Sherry, eles são perseguidos por um j’avo pilotando um helicóptero de elite. Aí é que você pensa: porque é que aquele zumbi não consegue pilotar um helicóptero e esse consegue? Porque não tem habilitação?

 

Os zumbis podem englobar uma variedade grande de indivíduos, mas o que pretendo expressar é a imensa diferença entre os mortos-vivos dos primeiros games e os ganados, j’avos e majinis dos games seguintes e que o pessoal tem costume de chamar de ”zumbi” também. Em suma, espero ter expressado bem a diferença.

 

Se você tem alguma dúvida em relação a esse tema, comente abaixo, envie mensagens para a página da Game FM no Facebook ou pode falar diretamente com o autor do artigo acessando suas informações pessoais abaixo. Participe!

 

AGRADECIMENTOS: Reuel Lima da RE World

Sobre o Autor

Felipe Felizardo

Jogador de gueimes, conhecedor de survival horror, pai da Cecília, Power Ranger nas horas vagas e muito rico. De saúde.

Adicionem na Xbox Live ---> FelipeZardo

Comentários

Loading Facebook Comments ...

15 Comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Media Kit GameFM
Debug Mode - Podcast
GameFM Play
Mesa do Fliper






Pular para a barra de ferramentas