Início » Sony está banindo contas fantasmas do PS4
Destaque Notícias

Sony está banindo contas fantasmas do PS4

Para quem não sabe, conta fantasma, também chamada de conta primária em sites como o Mercado Livre, é uma técnica utilizada por usuários do PS4 que fazem compartilhamento de conta.

Uma conta da PSN pode ser utilizada em mais de um PS4, mas com restrições. Apenas a conta ativada como “original” ou primária no PS4 tem todas as funções disponíveis, incluindo a de que todos os usuários ativados naquele console possam utilizar os jogos baixados por essa conta. Caso essa conta seja ativada em outro PS4, é até possível que outros usuários do mesmo PS4 utilizem os jogos baixados, mas não irão ganhar troféus e nem poderão fazer o upload de saves.

A técnica de conta fantasma permite (ou pelo menos permitia) com que essa conta fosse ativada como primária duas vezes. Basicamente, a primeira pessoa no esquema ativava a conta, baixava o jogo e logo após o download desvinculava a conta. Com isso, a próxima pessoa que ativasse a conta poderia ativar como original, como se ela nunca tivesse sido ativada inicialmente. A primeira pessoa ficava com uma “conta fantasma”, tendo todos os benefícios de quem ativou como primária.

Os usuários faziam essa prática com o objetivo de economizar dinheiro. Era só juntar três amigos que era possível dividir um jogo para três PS4 pagando apenas uma vez. Dois ficariam com todas as funções e a terceira poderia jogar também, mas sem troféus e upload de saves, como já dito anteriormente.

A questão é que após o update 2.50, liberado no final de março, as contas que realizaram essa prática estão sendo banidas e os jogos sendo removidos de todos os PS4 envolvidos. Os jogos baixados por esse método recebem um símbolo de cadeado e não podem mais ser acessados.

Até o momento não existe solução para isso, e possivelmente nem haverá. As contas estão sendo gradativamente banidas e possivelmente o método não irá funcionar futuramente. Contas compartilhadas sem o método fantasma estão salvas, a princípio.

A Sony ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Sobre o Autor

Alan Motta Cardoso

Tem Mestrado em Biologia Marinha mas atualmente trabalha com games. Pode isso, Arnaldo?

Comentários

Loading Facebook Comments ...

21 Comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Media Kit GameFM
Debug Mode - Podcast
GameFM Play
Mesa do Fliper






Pular para a barra de ferramentas