Início » Rumor: Revelada a nova tecnologia utilizada no Nintendo NX, o novo console da Nintendo
Destaque Notícias

Rumor: Revelada a nova tecnologia utilizada no Nintendo NX, o novo console da Nintendo

Em 5 de março de 2014, a Nintendo of America inscreveu-se para patentear uma nova tecnologia intitulada como “Eye Tracking Enabling 3D Viewing on Conventional 2D Display”, algo como gerador de imagem em 3D por captura de movimento ocular num visor convencional em 2D.

No dia 14 de maio 2015, foi publicada a referida patente dessa tecnologia desenvolvida pelos cientistas Joseph Gregory Marquez e Steve Rabin, ambos da cidade de Redmond, Estado de Washington nos EUA, ambos por ordem da Nintendo do Japão.

Para que seja feita a conexão entre essa tecnologia e os planos futuros da Nintendo é necessário voltarmos na data da inscrição do pedido de patente. Naquela época a desenvolvedora do WiiU buscava dar passos a frente, já que a popularidade do Wii U estava baixa e o Nintendo 3Ds já não estava mais no seu auge; foi aí então que surgiram rumores de um novo console da Nintendo, hoje anunciado como Nintendo NX.

Essa conexão reforça a ideia de que a nova grande inovação do Nintendo NX, como prometia Satoru Iwata antes de falecer, seja um amplo sistema de jogabilidade interativa com utilização simultânea de óculos 3D e captura ocular fazendo com que o hardware do console mude a exposição da imagem gerada conforme a movimentação dos olhos do indivíduo, criando uma imagem entre a fonte em três dimensões (óculos 3D) e a tela de duas dimensões (televisão e o rastreador ocular que deve ser instalado em cima dela), de forma muito mais realista.

nintendo-eye-patent-1nintendo-eye-patent-7Parece então que essa tecnologia vai trazer inovações muito interessantes, já que, como foi prometido nas possíveis funções do aparelho patenteado, a identificação ocular irá permitir com que o jogo interaja com as ações físicas do jogador, ora o personagem ser capaz de se esquivar de projéteis quando o jogador assim o fizer com os olhos, assim como a possibilidade do personagem identificar quando o jogador não estiver olhando para a tela e realizar alguma ação ou algum outro comando, como por exemplo o personagem dizer: “Hey look at me!”.

Pelo que foi demonstrado na documentação da patente a captura será feita por um leitor infravermelho, por câmera de detecção de face e de pontos sensoriais presentes nos óculos 3D, rastreadores magnéticos e rastreadores ultrassônicos. Também foi exposto que essas características permitem o reconhecimento de múltiplos jogadores, permitindo com que o multiplayer seja possível com um único console.

Todavia há imagens dessa tecnologia sendo utilizada, exemplificadamente, em um portátil, o que deixa a dúvida no ar sobre forma do novo console da Nintendo.

Nova Imagem de BitmapAlgumas conclusões podem ser tiradas dentre os fatos apresentados pela tecnologia patenteada:

  1. Ainda é cedo para descobrir se essa tecnologia será exclusiva para um console de mesa ou um portátil ou ainda aplicável a ambos.
  2. Provavelmente essa tecnologia será utilizada no próximo console, ou seja, para o Nintendo NX.
  3. Essa será a tecnologia que terá a maior capacidade de quebrar a quarta parede entre o jogo e o jogador.
  4. O próximo passo tecnológico será a dominação mundial pela lavagem cerebral dos jogadores.

É claro que todas essas conclusões são rumores, mas a patente existe e está para pronta ser aplicada a qualquer momento. Será que o destino do Nintendo NX é transformar a forma com que jogamos video games hoje e para sempre? Ou será ele o novo Virtual Boy do mundo moderno? Xiii…

-> A fonte da informação foi cortesia de Rodrigo Silva. Obrigado!

Sobre o Autor

Comentários

Loading Facebook Comments ...

4 Comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Media Kit GameFM
Debug Mode - Podcast
GameFM Play
Mesa do Fliper






Pular para a barra de ferramentas