Destaque Notícias

Rumor: Novos achievements, DRM e sistema de gravação e compartilhamento de gameplay no novo Xbox

O anúncio do novo Xbox está chegando, e como no caso do PS4, os rumores vão surgindo com mais e mais frequência. Dessa vez o rumor veio do site Polygon.com, cujas fontes afirmaram que o novo Xbox traria uma série de características novas em relação ao seu antecessor, além do hardware, claro.

A princípio, o novo Xbox também virá com uma função que permitirá ao console gravar e compartilhar gameplay, da mesma forma que o PlayStation 4, com o processamento secundário e o botão Share. Você poderá selecionar livremente as melhores partes do seu gameplay, como achievements ou bugs legendários, e compartilhar em sites como o Youtube.

Sobre DRM, o novo Xbox deve ter alguma espécie de requerimento “always-on”, seja para o pleno funcionamento de aplicativos que virão junto com o console, ou também como uma forma de combater a pirataria. A questão do jogo precisar estar conectado à internet o tempo todo, ou apenas para verificação de autenticidade do jogo, ficará a cargo das publishers, como forma de “isenção de culpa”, digamos assim. Dessa forma, as desenvolvedoras e as publishers terão muito mais controle sobre os direitos do software.

Outro setor que os desenvolvedores terão bastante liberdade é o setor de achievements. O novo Xbox permitirá que novos desafios sejam incluídos DEPOIS do jogo ser lançado, sem precisar de DLC nem nada. Isso é interessante porque os desenvolvedores podem criar mais desafios para os jogos, e isso de qualquer forma aumentaria a longevidade do jogo (e se encaixa muito bem no sistema sem platinas do Xbox). O lado ruim seria a criação de achievements não só cross-platform, como também cross-title, de modo que você pode ganhar um achievement por ter jogado um jogo da mesma empresa, mesmo que não relacionado,ou por ter jogado um jogo de Xbox 360 qualquer. Só pra ganhar mais dinheiro mesmo.

O extra final é sobre a Xbox Live. Aparentemente na nova versão da Live você não terá mais limite de amigos, e o sistema de adição de amigos será semelhante ao Twitter, em que você pode “seguir” pessoas na nova Xbox Live, em vez de adicioná-las, e esperar pelo aceite do outro, que pode nunca chegar.

Bastante coisa que surgiu, e nem todas elas são boas notícias. Vamos esperar até 21 de Maio para saber as novidades.

Gravamos mais um GameFM Plus para comentar sobre o vazamento. Confira: