Notícias

Distribuidoras de R4 tem que pagar indenização milionária à Nintendo e outras desenvolvedoras

Nintendo, Square Enix e várias outras empresas Japonesas ganharam uma batalha legal de longa data contra duas distribuidoras de dispositivos R4, a Nintendo anunciou hoje em um relatório em seu site.

Hoje, um tribunal de Tóquio decidiu que dois vendedores de R4 em Tóquio devem pagar um total de ¥ 95.625.000 (R$ 2.141.808,75) em danos a Nintendo e cerca de cinquenta outras empresas envolvidas no processo. Estas empresas incluem Konami, Capcom, Level-5 e Bandai Namco.

O post da Nintendo inclui uma declaração de que ela vai continuar a repressão sobre os vendedores de Flashcart no futuro.

No ano passado, o governo Japonês impôs uma proibição sobre a importação de dispositivos de R4, que podem ser usados para armazenar emuladores e outros softwares piratas. Esses dispositivos, chamados de flashcards ou flashcarts, são popularmente usados com o Nintendo DS e 3DS. A proibição foi motivada por reclamações da Nintendo, a empresa afirmou que o uso desses flashcards “infringe os direitos de propriedade intelectual [da Nintendo]”, permitindo a pirataria em massa de seus games portáteis.”

Seria esse o começo de um Game Over para a pirataria no Japão?