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Capcom vai investir mais em conteúdo digital e adivinha…?? DLCs

O mercado tradicional de games (aquele do jogo na caixa, em disco, etc) está passando por maus bocados,  de acordo com a Capcom.

A empresa apresentou seu relatório anual e disse que o mercado consumidor vai passar por mudanças muito rápidas nos próximos anos. “Analisando o mercado consumidor por plataforma, nós vemos grandes contradições no opção por retail (o jogo em caixinha), que deve encolher em US$ 5,3 Bilhões até 2017 (redução de 28,8% desde 2012)”, disse a empresa. “Porém, esperamos um crescimento significativo no mercado de DLCs em US$ 7,8 Bilhões (crescimento de 109,9%).”

Em 2012, o mercado retail valia US$ 18,4 Bilhões, disse a Capcom. Desde então, o mercado vem encolhendo em uma tava de 17,9% ao ano pelo quarto ano consecutivo.

A Capcom então,vai alocar recursos em conteúdo para download para “garantir receita suficiente.” Para isso, a empresa vai aumentar sua equipe nas áreas de Consumer, Mobile e PC até o fim do ano.

O presidente e COO da Capcom, Haruhiro Tsujimoto explicou que no modelo tradicional de jogos em caixa, a empresa costumava recuperar seu investimento simplesmente lançando mais e mais jogos. Porém, a empresa agora está mudando sua estratégia no sentido de investir em DLCs.

“Agora, mesmo depois do lançamento do jogo, a disponibilização de conteúdo digital (DLC) facilita a maior exploração de cada título, resultando em um modelo de negócios com potencial de receita de maneira contínua,” disse Tsujimoto.

Tsujimoto disse também que a Capcom não foi ágil o suficiente para adaptar seus negócios a serem mais voltados aos DLCs, mas disse que a empresa vai mudar para focar nesse potencial.

“Lamento em dizer que, até o momento, tivemos poucos planos para implementar os DLCs em grande escala,” disse ele. “Daqui para frente, precisamos focar em negócios de longo prazo e pensar nos DLCs ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento dos jogos.”