Destaque Notícias

Cópia do Nintendo PlayStation causa alvoroço na internet

O assunto hoje da internet foi um tanto quanto peculiar: surgiu do nada alguém que encontrou, no meio das coisas do pai, um dos consoles mais raros de todos os tempos, o Nintendo PlayStation, ou SNES-CD. Inteirando as pessoas no assunto, antes do surgimento do primeiro PlayStation, a Nintendo e a Sony firmaram uma parceria para desenvolver um drive de disco para o Super Nintendo, temendo ficar para trás em relação às outras empresas no mercado (o Sega CD já estava em desenvolvimento naquela época).

Mas infelizmente problemas de licenciamento impediram que a parceria durasse, mesmo após o anúncio oficial do Play Station (separado mesmo) pela Sony, que naquela época era um add-on para o SNES, utilizando o Super CD como mídia, em conjunto com os cartuchos do SNES. A Nintendo largou a Sony e tentou a mesma coisa com a Philips, que também não deu em nada, dando origem ao CD-I. Mas isso é outra história. A Sony aproveitou a tecnologia para criar o seu próprio console, que manteve o nome de PlayStation e conquistou o mundo, depois de um começo muito difícil.

Voltando ao assunto em pauta, as más línguas afirmam que existem cerca de 200 unidades do protótipo do “Nintendo PlayStation” e uma delas supostamente apareceu no Reddit, cortesia do usuário DanDiebold. De acordo com Diebold, ele encontrou o console dentro de uma caixa que pertencia ao pai dele, que trabalhou em uma empresa de tecnologia a muito tempo atrás. O pai do indivíduo trabalhava com um outro cara que prestava serviços para a Nintendo, de acordo com ele, um “tal de Olaf” (que todos imaginam ser Olaf Olafsson, que se tornou CEO da Sony Computer Entertainment no começo dos anos 90). Aproveitando a situação, Diebold resolveu compartilhar com o mundo as fotos que ele tirou, e deu no que deu, a internet explodiu (a parte gamer dela, pelo menos).

O problema é que isso tudo cheira muito mal. Essa história de amigo do pai que trabalhava pra Nintendo levantou algumas sobrancelhas, e algumas pessoas que pesquisaram a história a fundo descobriram que na verdade, o Nintendo PlayStation de Diebold é na verdade, FALSO. O site francês PXLBBQ descobriu que se tratava de uma cópia, feita pelo grupo de customização de videogames Vadu Amka, que é extremamente talentoso, diga se de passagem, e o grupo ainda admitiu ser responsável pela réplica.

Ao saber do fato, Diebold não desistiu de provar a veracidade do seu Nintendo PlayStation, e publicou um vídeo mostrando de perto o aparelho:

Então no final das contas, ninguém sabe se é realmente verdadeiro ou não, e as circunstâncias não ajudam, porque Diebold não possui a fonte do aparelho, convenientemente. Resta saber se ele irá conseguir ligar o aparelho, ou se vai ficar por isso mesmo, e nunca saberemos. Eu acho que é falso. E vocês, o que acham?

20 Comentários

Clique aqui para comentar