Connect with us

O que está procurando?

GameFMGameFM

Análises

Running With Rifles – Análise

Confira mais uma análise na GameFM! O jogo avaliado da vez é Running with Rifles. Será que é bom? Confira!

Running With Rifles, ou RWR para os íntimos, é um jogo indie de ação frenética em 2.5D em terceira pessoa para PC, lançado pela Steam em 02 de abril de 2015, e criado pela Modulaatio Games.

Basicamente você, soldado viril, é arremessado no meio de um jogo de guerra sem magia e nem criaturas mitológicas, mas que conta com o bom e velho tiroteio franco entre incontáveis jogadores, sozinho ou em multiplayer!

História e Ambientação – 7.5/10

Como um clássico jogo arcade, RWR não possui uma história muito complexa em si. Somos um soldado raso em meio a uma guerra entre duas nações e o nosso objetivo é um só: dominar; a matança é mera consequência.

O jogo é dividido em um modo campanha e outro multiplayer, mas por enquanto vamos focar no modo campanha.

Durante a jogatina nós passaremos por mais de 8 fases, cada fase subdividida em um território, de forma livre, que pulsam ativamente mesmo quando o jogador não está jogando naquela fase em específico. Bom, o fato é que a história de RWR é muito direta e padronizada, não há muitos segredos sobre o que se passa e o que se passará na guerra após a conquista desses territórios (ou fases).

O objetivo, então, fica na conquista desses territórios pelo jogador.

A ambientação é boa, a liberdade de escolha entre a sequência das fases e a escolha das armas disponíveis dão um tom diferencial a jogatina, permitindo-o se tornar um game de ritmo rápido, com muitos tiros e muitas mortes.

Um dos dois problemas que encontraremos na ambientação do cenário do RWR é a questão da sistemática do jogo, ou seja, as próprias ferramentas do jogo são as primeiras barreiras que impedem o jogador de se inserir mais a fundo num jogo de guerra como é RWR.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O outro problema na ambientação é a questão da cartunização dos seus elementos. Nisso abrangendo vários setores como os gráficos, a forma de batalha, de morte e de renascimento do personagem. Ele simplesmente não se parece um jogo de guerra, é um jogo de ação arcade com um envelope de um cenário de guerra, as vezes é muito artificial, muito ágil; na verdade há mais elementos cartunescos que elementos próprios de um cenário de guerra.

Claro, outros jogos já assumiram essa posição, mas isso não o isenta de retirar os bons elementos dentro da ambientação que poderiam estar presentes em RWR.

Gráficos e Efeitos – 8/10

rwr_game 2015-11-16 11-24-35-35

Como já dizemos, os gráficos são cartunescos muito bem apresentados com cores vívidas e bem representativas, ainda que meio diminutas pela posição da câmera.

Aliás o grande astro da composição gráfica de RWR é justamente a câmera, motivo o qual retira aquele tabu de que jogo de guerra bom é jogo em primeira pessoa com gráficos Master Race.

RWR quebra esse tabu nos apresentando uma qualidade gráfica simples, mas que pela sua diferenciação do padrão base dos jogos de guerra, acabam por brilhar mais que outros do gênero.

Além disso há a presença de sombras e de objetos no cenário que facilitam a proteção com cobertura, improvisada ou não, que com certeza fizeram bom uso de uma conjuntura cooperativa entre a distinção gráfica e a jogabilidade, permitindo com que o jogador observe um objeto, entenda-o e identifique-o como uma possível cobertura contra fogo inimigo, para só então poder correr sem sofrer perigo de vida.

Esse ponto é essencial e que sempre me brilha os olhos, afinal de contas, jogo bom no Indiespensável é o jogo que consegue pontuação alta em todos os critérios e a melhor forma de fazer isso é integrar todos esses critérios uns com os outros.

Já na questão dos efeitos visuais, podemos repetir a mesma coisa de antes, é uma visão cartunesca de uma granada ou de uma explosão de um tanque de guerra. Até o tracejar de um míssil militar saindo pelo canhão de um tanque é bem indiscreto, com linhas de tiro pouco esfumaçadas e com poucos pixels ou quadros de animação.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Enfim, bons gráficos, bons efeitos, boa pontuação, porém o efeito cartoon prejudica um pouco na seriedade do cenário, abrindo espaço para mais shaders ou então alguns efeitos melhorados como um cenário destrutivo com prédios pegando fogo, talvez um tracejar de balas diferente, coisa que não podemos visualizar em RWR.

Música e Efeitos Sonoros – 7.0/10

Em questão musical, ela é boa quando há! Por esse raciocínio não posso ficar feliz por estar no meio de uma guerra sem uma trilha sonora que me leve a assassinar centenas de inimigos e o meu sangue continuar a pulsar enlouquecidamente!

Oras, os vikings já faziam isso e nem tinham vídeo games naquela época! Eu também, assim como você caro leitor, quero ser um viking em plena guerra moderna, mas em vez disso não há qualquer batida musical ou trilha que nos anime para embalar a nossa jogatina.

Há apenas música nos menus principais e nos de pause, cuja qual é a mesma para qualquer momento. Isso para mim foi frustrante, mesmo levando em consideração que essa música é animada e se enquadra bem pro momento em que ela foi incluída.

Não haveria problema em não ter música num jogo em que as partidas são rápidas, como é Counter Strike ou Insurgency, mas em RWR as partidas são muito longas e ficamos muito tempo sem escutar nada mais que os tiros aliados e inimigos envolvidos por sons de granadas, quase que imitando guitarras e bateria.

Seguindo essa quebrada literária, posso dizer que os efeitos sonoros são muito bons e é nesse ponto que a falta da trilha sonora no meio da jogatina se envolve mais a fundo com ela. Esses sons parecem muito mais reais sem a música de fundo pulsante, tudo fica mais realístico dentro do possível.

Porém também não é impecável, uma granada pode explodir na sua orelha, se você não morrer, nem sequer ficará com surdez momentânea, é como se o jogador fosse mero expectador. Em alguns detalhes, ou melhor, na falta desses detalhes é que o jogo se torna mais artificial do que já citamos anteriormente.

Mas enfim, boa música e bons sons (quando existem).

Advertisement. Scroll to continue reading.

Jogabilidade e Diversão – 8.5/10

rwr_game 2015-11-16 11-26-54-92RWR é muito divertido! Seus comandos são muito intuitivos, é como o título diz: correr com rifles e (a parte sem spoilers) mirar e atirar com o mouse. Esses comandos simples tornam a jogabilidade muito gostosa de se executar.

O grande prazer de qualquer jogo de tiro é abater o inimigo, mas em RWR abater um único inimigo não é lá grandes coisas, afinal de contas, quando se tem mais de 10 na sua tela, 1 não conta como um abate muito satisfatório!

Parte desse prazer do abate vem da possibilidade de escolha de uma gama de armas primárias, secundárias, utilitárias e de proteção, ciclando entre rifles, metralhadoras, snipers (sim, uma sniper vista em terceira pessoa), pistolas, coletes, escudos balísticos, binóculos, granadas, espingardas e até dinheiro!

Porém a forma de compra dessas armas é feita através de pontos adquiridos em batalha por capturar objetivos. Minha crítica a essa questão é que as mortes de outros jogadores não contam como pontos, que é a coisa que mais acontece nesse jogo!

Ou seja, aos poucos o jogador fica sem esse recurso numa batalha que dura mais de 20 minutos, o que, aliás, é um dos outros pontos negativos dessa diversão.

Cada partida tende a durar pouco mais de meia hora, principalmente na campanha em que as hordas de inimigos são infinitas e o conflito só termina quando ou o jogador se esquiva do conflito e conquista os pontos de interesse e territórios ou quando ele utiliza da força bruta e empurra as hordas inimigas até o objetivo.

Por esse motivo a campanha pode durar mais de 20 horas de jogo, em pouco mais de 8 fases, coisa que torna-o muito enjoativo. Como sabemos por experiência própria, um jogo com boa jogabilidade não consegue se manter com esse status quando se tem muitas horas jogando o mesmo conteúdo; não é diferente com RWR.

O que amortece essa problemática é o sistema de patentes, o qual o jogador pode subir nas escalas militares até conseguir desbloquear novas utilidades para serem usadas dentro do jogo, como ataques aéreos, reforços de tropas e munição, tudo através de um rádio com um péssimo sinal que “nunca” funciona quando queremos (obviamente quando mais precisamos também).RWR não é divertido do começo ao fim, é enquanto dura e, quando ele deixa de ser, nós ainda temos o modo multiplayer que nos proporcionará algumas outras horas de combate com outros jogadores pelo mundo a fora.

O problema é que há constantes lags por causa dos servidores americanos e também por causa do nível de habilidade de muitos desses jogadores.Num jogo desse nicho é fácil do jogador aprender a apelar com uma sniper ou com uma metralhadora com balas infinitas, mas nada que tira o fato diversão desse modo de jogo, afinal de contas se o oponente pode fazer, você também pode!Pros-Contras - RWR

RESUMINDO –

Advertisement. Scroll to continue reading.

Running With Rifles é dinâmico, cartunesco, fácil de ser jogado e muito divertido! Tudo isso misturado numa plataforma bem incomum, em 2.5D com visão em terceira pessoa dentro de um cenário de guerra aberta. Porém acaba ficando enjoativo rápido e o jogador pode finalizar o jogo por mera obrigação e não mais pela diversão que era pra ser seu companheiro do início ao fim. Ele acaba sendo facilmente colocado de lado se você tem outros jogos melhores na sua lista de espera. Nota 7/10.

Running With Rifles: Running With Rifles é dinâmico, cartunesco, fácil de ser jogado e muito divertido! Tudo isso misturado numa plataforma bem incomum, em 2.5D com visão em terceira pessoa dentro de um cenário de guerra aberta. Porém acaba ficando enjoativo rápido e o jogador pode finalizar o jogo por mera obrigação e não mais pela diversão que era pra ser seu companheiro do início ao fim. Ele acaba sendo facilmente colocado de lado se você tem outros jogos melhores na sua lista de espera. Krolmn

7
von 10
2015-11-28T19:00:40-0300
Comments

Rádio GameFM



Histórico

Twitch

 

RatingGame titleReview published
10/10Persona 518 de abril de 2017
10/10Resident Evil 7: Biohazard23 de janeiro de 2017
10/10Uncharted 4: A Thief's End17 de agosto de 2016
9.5/10Uncharted: The Lost Legacy19 de outubro de 2017
9.5/10Child of Light11 de maio de 2014
9/10Phantom Dust28 de fevereiro de 2024
9/10Celeste16 de março de 2018
9/10Dragon Ball FighterZ5 de fevereiro de 2018
9/10L.A. Noire (Switch)6 de dezembro de 2017
9/10South Park: A Fenda que Abunda Força20 de outubro de 2017
9/10Gundam Versus14 de outubro de 2017
9/10Mario + Rabbids Kingdom Battle2 de outubro de 2017
9/10Destiny 220 de setembro de 2017
9/10Splatoon 22 de agosto de 2017
9/10Horizon Zero Dawn16 de março de 2017
9/10Yakuza 018 de fevereiro de 2017
9/10Final Fantasy XV16 de janeiro de 2017
9/10Pokémon Sun & Moon29 de novembro de 2016
9/10World of Final Fantasy25 de novembro de 2016
9/10The King of Fighters XIV24 de agosto de 2016
9/10Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 47 de março de 2016
9/10This War of Mine5 de dezembro de 2015
9/10SOMA14 de novembro de 2015
9/10Undertale27 de outubro de 2015
9/10The Last of Us13 de dezembro de 2013
9/10BioShock Infinite17 de abril de 2013
8.5/10Voodoo Vince: Remastered26 de fevereiro de 2024
8.5/10Arzette: The Jewel of Faramore26 de fevereiro de 2024
8.5/10DOOM (2016) (Switch)16 de janeiro de 2018
8.5/10Assassin's Creed: Origins8 de dezembro de 2017
8.5/10Hellblade: Senua's Sacrifice26 de setembro de 2017
8.5/10Mega Man Legacy Collection 214 de setembro de 2017
8.5/10For Honor21 de fevereiro de 2017
8.5/10Ultimate Marvel vs. Capcom 35 de dezembro de 2016
8.5/10Attack on Titan28 de novembro de 2016
8.5/10Watch Dogs 227 de novembro de 2016
8.5/10Pokémon Go21 de outubro de 2016
8.5/10NBA 2K1720 de outubro de 2016
8.5/10Overwatch2 de agosto de 2016
8.5/10Guitar Hero Live20 de maio de 2016
8.5/10Street Fighter V15 de fevereiro de 2016
8.5/10Wolfenstein: The New Order1 de junho de 2014
8/10Evil West24 de março de 2024
8/10Far Cry 531 de maio de 2018
8/10Scribblenauts Showdown29 de março de 2018
8/10Sword Art Online: Fatal Bullet16 de março de 2018
8/10Payday 2 (Switch)27 de fevereiro de 2018
8/10Just Dance 20188 de dezembro de 2017
8/10Terra Média: Sombras da Guerra9 de novembro de 2017
8/10Observer19 de outubro de 2017
8/10Utawarerumono: Mask of Truth1 de outubro de 2017
8/10Collar x Malice4 de setembro de 2017
8/10Kona5 de maio de 2017
8/10LEGO Worlds30 de abril de 2017
8/10Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands30 de março de 2017
8/10Deus Ex: Mankind Divided10 de dezembro de 2016
8/10Eagle Flight3 de dezembro de 2016
8/10Just Dance 201726 de novembro de 2016
8/10Hitman: The Complete First Season25 de novembro de 2016
8/10LEGO Star Wars: O Despertar da Força9 de agosto de 2016
8/10Dark Souls III2 de maio de 2016
8/10Hitman GO: Definitive Edition13 de abril de 2016
8/10The Division14 de março de 2016
8/10Digimon Story: Cyber Sleuth22 de fevereiro de 2016
8/10Unravel14 de fevereiro de 2016
8/10Mega Man Legacy Collection27 de agosto de 2015
8/10Castle of Illusion (2013)20 de dezembro de 2013
7.5/10Lightyear Frontier (Acesso Antecipado)18 de março de 2024
7.5/10The Elder Scrolls V: Skyrim (Switch)27 de fevereiro de 2018
7.5/10Bad Apple Wars26 de outubro de 2017
7.5/10Night Trap 25th Anniversary Edition14 de outubro de 2017
7.5/10Mafia III9 de dezembro de 2016
7.5/10Batman: The Telltale Series1 de dezembro de 2016
7.5/10Tales of Zestiria23 de maio de 2016
7.5/10Sébastien Loeb Rally Evo12 de maio de 2016
7.5/10Hitman (2016)4 de abril de 2016
7.5/10Far Cry Primal 29 de fevereiro de 2016
7.5/10Assassin's Creed IV: Black Flag25 de maio de 2014
7/10Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça22 de fevereiro de 2024
7/10The Seven Deadly Sins: Knights Of Britannia16 de março de 2018
7/10Digimon Story Cyber Sleuth Hacker’s Memory31 de janeiro de 2018
7/10Star Wars Battlefront 24 de dezembro de 2017
7/10Eliosi's Hunt26 de outubro de 2017
7/10Marvel vs. Capcom: Infinite7 de outubro de 2017
7/10Drive Girls21 de setembro de 2017
7/10NBA 2KVR Experience3 de janeiro de 2017
7/10Steep2 de janeiro de 2017
7/10Running With Rifles28 de novembro de 2015
7/10Alien Shooter: Revisited21 de novembro de 2015
7/10Kingdom7 de novembro de 2015
6.5/10Need for Speed Payback24 de janeiro de 2018
6.5/10Sonic Forces20 de dezembro de 2017
6.5/10Absolver20 de outubro de 2017
6.5/10Drakengard 323 de junho de 2014
6.5/10Yaiba: Ninja Gaiden Z4 de maio de 2014
6/10Batman Arkham VR2 de dezembro de 2016
5/10Creeping Terror6 de dezembro de 2017
4/10DriveClub5 de novembro de 2014
3/10Redfall4 de maio de 2023

Advertisement
ABRIR RÁDIO
FECHAR RÁDIO