25 anos de Xbox: console portátil, novo Halo e mais

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)
3 min de Leitura

O Xbox vive um momento conturbado em 2024, expandindo sua presença além dos consoles da forma como conhecemos, indo ao PC, mobile e até mesmo ao PlayStation. Com aquisição de peso nos últimos anos, como a Bethesda e a Activision Blizzard, a empresa registrou um aumento de 45% na receita no último trimestre, apesar da queda na venda de consoles. Embora essa expansão traga novos horizontes, alguns fãs estão preocupados com o futuro da marca no que diz respeito ao hardware, temendo que o baixo número de vendas acabe afastando os desenvolvedores.

Apesar das dúvidas, a Microsoft já planeja o futuro do Xbox. A presidente do Xbox, Sarah Bond, anunciou a poucos meses que a próxima geração irá representar o “maior salto tecnológico” da plataforma (e eu vou fingir que acredito). Além disso, a empresa se prepara para supostas grandes revelações na Tokyo Game Show, e está criando planos para a comemoração dos 25 anos do Xbox e da franquia Halo, que acontece em 2026, conforme mencionado por John Friend, chefe de produtos de consumo da marca.

Estamos construindo planos para o 25º aniversário de Halo e Xbox – temos um patrimônio e uma história tão ricos, e essas comunidades têm sido ativas por tanto tempo, é preciso celebrar isso.

A Microsoft tem demonstrado alguma competência em merchandising, licenciando suas franquias para outros meios, como o filme de Minecraft e as séries de Fallout e Halo. Friend destacou que a franquia Halo gerou incríveis 1.8 bilhões de dólares em vendas fora dos jogos. A empresa também pretende manter o sucesso em merchandising com produtos exclusivos para o público de jogos de nicho e títulos de grande público, como Call of Duty.

De acordo com fontes do Jez Corden, o 25º aniversário do Xbox também pode estar atrelado ao lançamento de novos hardwares, e ao que tudo indica, teremos um sucesso tradicional para o Xbox Series X, bem como o primeiro console portátil da marca, que chega para rivalizar com o Steam Deck. A comemoração deve seguir o mesmo estilo da “festa” de 20 anos, com eventos especiais, novos jogos retrocompatíveis, e, quem sabe, um novo Halo, que de acordo com algumas informações, pode ser um remake de Combat Evolved rodando na Unreal Engine 5.

Para Friend, o futuro dos jogos vai além dos consoles:

O objetivo é continuar a expandir os limites do que é possível, garantindo que cada jogador, independentemente de sua origem, sinta-se parte dessa jornada incrível.

E você leitor, está animado com o futuro da marca? Conta pra gente o que achou das novidades!

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário