Ontem (30), noticiamos que The Alters, o mais novo título da 11 bit studios, havia sido exposto por diversos jogadores ao redor do mundo pelo uso de inteligência artificial, sem qualquer aviso prévio aos usuários.
A tradução para o português do Brasil foi amplamente criticada por sua inconsistência, e muitos identificaram indícios claros de respostas geradas por IA nos textos localizados – o que também foi observado na versão em inglês do jogo.
Diante da repercussão, o perfil oficial de The Alters no X/Twitter publicou uma longa nota. Segundo a desenvolvedora, os trechos gerados por IA foram usados como placeholders durante o desenvolvimento e, por um descuido, acabaram sendo incluídos na versão final do jogo. Quanto à tradução, a equipe alegou que não houve tempo hábil para finalizar a versão definitiva antes do lançamento.
We’ve seen a wide range of accusations regarding the use of AI-generated content in The Alters, and we feel it’s important to clarify our approach and give you more context. AI-generated assets were used strictly as temporary WIPs during the development process and in a very… pic.twitter.com/Me9oyABOrZ
— The Alters | OUT NOW 🐑 (@altersgame) June 30, 2025
A 11 bit studios afirmou que está trabalhando para remover todo conteúdo gerado por IA que tenha sido incluído temporariamente, além de manter contato constante com as equipes de localização para concluir o trabalho de forma adequada.
Por fim, o estúdio revelou que está adaptando seus processos internos para acompanhar a evolução tecnológica proporcionada pela inteligência artificial, indicando que a utilização da ferramenta deve se tornar comum nos próximos projetos da empresa.