Blades of Fire chegou ao mercado em maio deste ano, e segundo a Digital Bros – dona da 505 Games, responsável pela publicação do jogo –, o título desenvolvido pela MercurySteam não alcançou as projeções comerciais almejadas.
Segundo a empresa italiana, a expectativa é de um prejuízo de 10 milhões de euros, resultado direto do desempenho abaixo do esperado do jogo. A companhia afirma que o caso ilustra as dificuldades de lançar uma nova propriedade intelectual em um mercado altamente saturado, onde os jogadores demonstram cada vez mais cautela na hora de investir em novos títulos.
Em nota oficial, a Digital Bros destacou que Blades of Fire decepcionou em vendas, “apesar de ter recebido críticas geralmente positivas, tanto da imprensa quanto do público“.
“Isto confirma os desafios enfrentados pela maioria das parceiras e concorrentes na indústria para atrair consumidores para novos títulos, particularmente quando não são apoiados por uma marca estabelecida que move uma comunidade leal de jogadores.”
Blades of Fire registra uma média de 71 no Metacritic entre as avaliações da imprensa, enquanto a nota atribuída pelos jogadores é bem superior, com 82. No entanto, apesar dos elogios de quem experimentou o jogo, a ausência de uma versão para Steam pode ter comprometido seu desempenho comercial. Ainda assim, o acordo de exclusividade com a Epic Games Store teria contribuído financeiramente para viabilizar a produção.