Lançado em junho de 2025 pela desenvolvedora Sassy Chap Games em parceria com a Team17, Date Everything! é um dating sim um tanto quanto fora do comum. A ideia central é simples e criativa: no início do jogo, recebemos um par de óculos mágicos chamados Dateviators, e passamos a enxergar qualquer objeto inanimado como um ser vivo, capaz de interagir, conversar e até se apaixonar. Prepare-se para viver muito humor, drama e absurdos nesta insana jornada de Date Everything!
Dateables
A história se inicia com nosso protagonista sendo demitido de seu emprego em um call center após ser substituído por inteligência artificial (até parece a vida real). Após saber da notícia, ele misteriosamente recebe um pacote com os Dateviators, um par de óculos responsável por alterar sua percepção de mundo. Dessa forma, objetos como sofás, computadores, chaleiras e até conceitos abstratos se tornam “seres vivos”, cada um com sua própria personalidade, problemas e vontades, criando não só uma atmosfera cômica, como também momentos de reflexão sobre solidão e pertencimento.
Cada “dateable” apresenta uma narrativa própria, variando entre situações leves e cômicas, até histórias mais densas e emocionais, com discussões sobre inseguranças, dificuldades e fracassos. Além disso, Date Everything! sempre deixa uma questão em aberto na mente do jogador: quem enviou os óculos e qual é o seu real propósito? Esse pano de fundo mantém o jogador curioso, sendo uma forma de incentivar as relações com os objetos.
Como um bom dating sim, o game também faz questão de trazer peso às escolhas. Nosso bate papo com os objetos pode levar a diferentes finais, como uma simples amizade, o tão esperado amor, ou até mesmo ódio – apesar de todos eles servirem como uma experiência de crescimento. Date Everything! reforça a ideia de que até mesmo os vínculos mais improváveis tem potencial de se concretizar.
Um dating sim diferenciado
O sistema do jogo é baseado em interações diárias com os mais de cem personagens disponíveis (sim, cem!!!), acessíveis a partir dos cômodos do local. O jogo impõe um limite de encontros por dia, o que obriga o jogador a escolher cuidadosamente com quem deseja passar o tempo, funcionando como uma camada de estratégia leve, dando um ritmo mais focado ao game.
Outro aspecto a se destacar é o desenvolvimento de atributos de nosso protagonista. Características como inteligência, empatia, charme e ousadia vão evoluindo de acordo com os diálogos e escolhas realizadas em cada encontro (parece até Persona). Apesar de algumas relações terminaram de forma conflitante, elas também podem render pontos de estatística, demonstrando que toda interação pode ser recompensadora, contribuindo para o amadurecimento do jogador.
Apesar de tudo, a gameplay de Date Everything! não está isenta de críticas. O número de personagens e histórias pode causar uma sensação de “estar perdido” à aqueles que preferem experiências mais curtas e lineares. Além disso, o ritmo da interação com os objetos nem sempre é equilibrado: enquanto alguns diálogos se arrastam por muito tempo, outros parecem se resolver de forma apressada. A repetitividade também está presente no game, principalmente em arcos menos elaborados, comprometendo a consistência geral.
É voz pra car@&#%
Visualmente, Date Everything! aposta em uma estética cartunesta e vibrante, com milhares de ilustrações únicas que reforçam a variedade e ajudam a diferenciar cada entidade. O estilo artístico escolhido pela Sassy Chap Games combina o o tom bem humorado do jogo, ao mesmo tempo em que consegue transmitir sensibilidade nos momentos mais sérios.
Junto ao visual, o áudio também se apresenta como um dos maiores destaques do game. São mais de setenta mil falas gravadas por um elenco de mais de cem atores, impressionando a todos pelo cuidado em dar voz a cada personagem de maneira natural, sem o uso da famigerada inteligência artificial (que curiosamente faz parte da história do jogo). As atuações são bem variadas, indo desde momentos cômicos à emocionais, e captam bem o que cada personagem e o universo do jogo quer passar naquele momento.
O conjunto audiovisual cria um ambiente acolhedor e ao mesmo tempo surreal, demonstrando que, de fato, o jogador está interagindo com centenas de personalidades únicas.
Eu quero namorar meu computador
Date Everything! pode parecer um dating sim bobinho de início, mas vai muito além disso. O título da Sassy Chap Games brinca com o absurdo para falar de algo humano: a necessidade de conexão. Por trás de cada piada, há um jogo sensível, capaz de gerar não só risadas, mas também momentos de reflexão. Seus problemas de ritmo e personagens não tão marcantes não são o suficiente para ofuscar o mérito de oferecer uma experiência ousada, divertida e única. Para aqueles que buscam um dating sim fora da curva, Date Everything! se destaca como uma das experiências mais originais do gênero.
Esta análise é baseada na cópia de PC fornecida pela Team17.