Phantom Blade Zero vem atraindo atenção desde seu anúncio, mas o diretor Qiwei Liang enfatiza que o título vai além de um simples Souls-like. Apesar das inevitáveis comparações, o objetivo é criar uma identidade única, combinando diferentes mecânicas e incorporando até referências de jogos de luta.
Em entrevista a PC Gamer (via Push Square), o diretor de Phantom Blade Zero destacou um chefe chamado Huangxing. Segundo ele, no nível de dificuldade normal, esse inimigo apresenta características típicas de Souls-like, com combos pré-definidos que o jogador aprende a identificar após algumas tentativas.
Já no modo mais desafiador, chamado Hellwalker, a inteligência artificial de Huangxing ganha um comportamento dinâmico. Nesse nível, o chefe analisa o contexto da batalha e reage de forma adaptativa: seus ataques variam conforme a situação, e um sistema chamado “sorteio” define os próximos movimentos a partir do resultado do golpe anterior. Se o ataque acerta, o combo continua; se falha, a IA muda de estratégia. Liang explicou que essa mecânica foi inspirada diretamente nos fighting games.
Apesar de toda a ênfase no desafio, a S-Game insiste que Phantom Blade Zero não deve ser classificado como um Souls-like. O jogo contará com quatro opções de dificuldade, sendo Hellwalker a mais extrema. Além disso, as batalhas contra chefes terão duas fases, mas, caso o jogador morra, o reinício acontece já na segunda etapa, tornando a progressão mais acessível.
Atualmente em desenvolvimento para PlayStation 5 e PC, Phantom Blade Zero ainda não possui data de lançamento confirmada.