“Os games aliados à educação podem ser transformadores”, afirmou Márcio Filho, especialista em Games e Sociedade, durante a cerimônia de premiação da Missão 1 do Desafio FazGame Carioca 2025, que aconteceu na última quinta-feira (25), na Arena Game do Engenhão. Reunindo estudantes, professores, especialistas e representantes do setor de jogos digitais, a iniciativa envolveu 38 escolas, 48 professores e 510 estudantes da rede pública municipal do Rio de Janeiro, que transformaram conteúdos escolares em narrativas interativas e desenvolveram jogos digitais originais.
A edição de 2025 premiou estudantes em duas categorias temáticas: transição energética e direitos humanos. Ao todo, 10 alunos foram reconhecidos em cada categoria, valorizando a criatividade, a inovação e a capacidade de transformar conteúdos escolares em experiências digitais interativas, e todos subiram ao palco para receber certificados de reconhecimento. Os cinco melhores estudantes e seus professores também receberam vales-compra como premiação, destacando o esforço conjunto no desenvolvimento dos projetos.
Durante a programação, além da entrega dos prêmios, foi realizada a mesa-redonda “Games: diversão, educação e profissão”, que contou com a participação de Márcio Filho, presidente da Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ). O debate destacou como os jogos podem atuar como instrumentos de inovação pedagógica, inclusão e estímulo ao pensamento crítico, aproximando a escola das linguagens e interesses da juventude.
Para Filho, utilizar os games dentro do contexto educacional pode ajudar a transformar o cenário da educação no país e de uma geração inteira de estudantes:
“Aplicações dos games dentro do contexto da educação são fundamentais para que a gente possa estimular uma geração que ficou conhecida pelo ‘nem-nem’, que nem estuda nem trabalha. Se conseguirmos utilizar os jogos, que são elementos que unificam essa geração e seus desejos, para atraí-los na direção de estudar e pensar em profissões, inclusive aquelas ligadas ao setor de jogos eletrônicos, estaremos percorrendo um bom caminho para construir um futuro diferente para o país, no qual a juventude esteja inserida em possibilidades profissionais e no exercício do pensamento crítico”, destacou.
A programação incluiu ainda uma simulação de competição de e-sports na Arena Gamer, que proporcionou uma experiência prática e interativa ao público presente. O Desafio FazGame Carioca 2025 é promovido pela FazGame, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com participação da ACJOGOS-RJ e patrocínio da SBM Offshore, Sotreq e Radix.
Saiba mais sobre o Desafio FazGame em: https://www.fazgame.com.br/solucoes/para-empresas/desafio-fazgame