Helldivers 2 quase foi gratuito; CEO revela bastidores e explica problemas técnicos

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabytett)

Helldivers 2 chegou ao mercado custando menos que os tradicionais US$ 70 dos grandes lançamentos da época (hoje já padronizados em US$ 80). Mesmo sendo um título pago, o game da Arrowhead ultrapassou a marca de 12 milhões de cópias vendidas. Mas, e se Helldivers 2 tivesse sido lançado de graça?

Shams Jorjani, CEO da Arrowhead Studios, conversou recentemente com jogadores no Discord oficial (via Kotaku) e explicou os motivos por trás dos problemas técnicos enfrentados pelo game nos últimos meses. No meio da discussão, ele fez uma revelação inesperada: Helldivers 2 chegou a ser planejado como um jogo AA gratuito.

“[Helldivers 2] começou como um jogo AA. [Ele] então cresceu em escopo, depois evoluiu para um título de lançamento para PS5, depois evoluiu para Free to Play, depois voltou para premium (talvez eu tenha errado a ordem) – então as balizas foram movidas algumas vezes – então as fundações desta grande torre foram feitas para um pequeno bangalô na praia. Eu não estava na Arrowhead naquela época, então não sei – mas o modelo sempre foi oferecer o máximo de coisas legais de graça e monetizar outras coisas. Teria sido um ângulo completamente diferente. Exigiria um fluxo de conteúdo completamente diferente.”

Segundo Jorjani, o núcleo do jogo ainda carrega a estrutura de um projeto AA que passou por várias transformações ao longo do desenvolvimento. Esses resquícios de código e design acabam resultando em parte dos problemas técnicos atuais.

“Dívida tecnológica é como uma garagem cheia de coisas que você simplesmente jogou fora. Precisamos mesmo colocar prateleiras nos fundos para nos organizarmos.”

Mesmo com o sucesso em vendas e números sólidos em todas as plataformas, o CEO admite que a Arrowhead ainda tem muito trabalho pela frente para colocar “toda a bagunça em ordem” – agora com um novo desafio: otimizar Helldivers 2 também para o Xbox.

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