Após mais de 20 anos na Ubisoft, o chefe da franquia Assassin’s Creed, Marc-Alexis Côté, deixou oficialmente a empresa. A informação foi divulgada inicialmente pela IGN.
Funcionários da Ubisoft foram informados da saída de Côté nesta tarde. Segundo um comunicado interno, a publisher destacou a necessidade de que a liderança do Vantage Studios – nova subsidiária criada em parceria com a Tencent – esteja “alinhada aos principais objetivos” da companhia. Fontes indicam que Côté teria recusado um cargo de liderança por manter expectativas e prioridades próprias em relação ao estúdio, o que teria decepcionado o co-CEO Christophe Derennes.
Em nota ao Insider Gaming, representantes da Ubisoft comentaram: “Após a reestruturação organizacional anunciada em março de 2025, Marc-Alexis Côté decidiu seguir um novo caminho fora da Ubisoft. Embora estejamos tristes com sua saída, estamos confiantes de que nossas equipes talentosas darão continuidade à sólida base que ele ajudou a construir“.
O Vantage Studios será responsável pelas três franquias mais rentáveis da empresa: Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six.
Côté ingressou na Ubisoft em 2005 e passou a trabalhar na franquia Assassin’s Creed após Brotherhood. Ele foi diretor de Assassin’s Creed III e, desde então, esteve à frente de diversos projetos da série, tornando-se uma das figuras mais influentes em sua evolução.