Durante o Paley International Council Summit, realizado na última quinta-feira (23), o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, participou de um painel ao lado de Tim Schafer, fundador da Double Fine, para debater (via PC Gamer) os riscos de ser criativo na indústria do entretenimento – seja no cinema, na TV ou nos games.
Spencer destacou que, para ele, a criatividade é o elemento mais importante a ser protegido dentro de uma equipe – uma visão que o executivo vem reforçando há anos em defesa dos estúdios da Microsoft: “A criatividade das equipes é, na minha opinião, a coisa mais importante e a que precisamos proteger e promover“.
Schafer, por sua vez, comentou que a promessa de liberdade criativa feita pela Microsoft quando adquiriu a Double Fine, em 2019, vem sendo cumprida até hoje: “Quando falamos sobre sermos adquiridos, foi algo muito importante para mim, tipo: ‘Como mantemos nossa cultura intacta?’. E todo mundo dizia: ‘Não, nós realmente queremos que você continue sendo quem você é’. E isso tem sido verdade todos esses anos… Sabe, criativamente, podemos dizer: ‘Ei, queremos fazer este jogo sobre um farol ambulante [Keeper]’, e eles dizem: ‘Legal. Parece legal.’”
Em outro momento, Spencer admitiu que nem sempre conseguiu proteger os riscos criativos assumidos pelos estúdios sob o guarda-chuva da Microsoft. Embora o comentário soe como uma autocrítica, ele direcionou a conversa para as críticas da internet, que, segundo ele, muitas vezes desmotivam equipes criativas: “Acho que a coisa mais corajosa que uma equipe pode fazer, seja produzindo um filme ou um programa de televisão, é publicar algo para a internet avaliar, julgar e comentar. Às vezes me pergunto por que alguém faria isso, porque a internet nem sempre é um lugar agradável para discutir coisas que já foram criadas, mas sim para nutrir e proteger equipes criativas que querem correr riscos. Nem sempre conseguimos, mas acho que é a raiz de qualquer indústria de mídia, a pepita criativa“.
Apesar das boas intenções expressas no evento, a imagem da Microsoft segue manchada. O recente fechamento da Tango Gameworks, estúdio responsável pelo criativo Hi-Fi Rush, parece contradizer o discurso de Spencer, evidenciando um conflito de interesses entre a divisão Xbox, que diz fomentar a criatividade, e a própria Microsoft, cujo foco permanece no lucro acima de tudo.



