Revelados novos detalhes sobre Dante’s Purgatorio, sequência cancelada de Dante’s Inferno

Douglas Souza Dos Santos (@Cliffburtonildo1)
Douglas Souza Dos Santos (@Cliffburtonildo1)

O site IGN divulgou novas informações sobre Dante’s Purgatorio, a sequência cancelada de Dante’s Inferno (2010), desenvolvido pela Visceral Games e publicado pela Electronic Arts. O jogo original, um hack and slash inspirado na primeira parte da Divina Comédia de Dante Alighieri, chegou a vender mais de um milhão de cópias, mas além das criticas recebidas na época, o game ficou abaixo das expectativas comerciais da EA – o que acabou levando ao cancelamento da sua continuação.

Segundo a IGN, os jornalistas tiveram acesso a documentos internos e materiais inéditos do projeto, incluindo artes conceituais, storyboards de cutscenes, capturas de estágios em fase inicial de desenvolvimento e um roteiro de 240 páginas, escrito por Joshua Rubin, co-roteirista de Assassin’s Creed II. Esses arquivos revelam que o jogo avançou mais na fase de pré-produção do que se imaginava e teria seguido uma direção criativa um pouco diferente da esperada.

No enredo de Dante’s Purgatorio, o protagonista – agora mais introspectivo e tomado por dúvidas após os eventos do Inferno – reencontraria Lucia, personagem que serviu de guia no poema original e apareceu no DLC do primeiro jogo. A narrativa exploraria temas de redenção, fé e ascensão espiritual, com batalhas contra pecadores, anjos corrompidos e chefes inspirados nas diferentes camadas do Purgatório.

A jogabilidade também apresentaria mudanças significativas. A escalada seria a mecânica central, simbolizando a ascensão do personagem e servindo de contraponto à descida ao Inferno do primeiro título. Essa abordagem seria inspirada em franquias como Assassin’s Creed, Tomb Raider e Uncharted. Já o combate manteria a foice característica de Dante, agora com possibilidades de expansão e movimentação mais fluida – lembrando o estilo das Lâminas do Caos de Kratos, em God of War.

A IGN também compartilhou diversas artes conceituais e descrições detalhadas das fases que estavam planejadas para o jogo. Para quem quiser conhecer mais sobre o projeto e conferir as imagens, a matéria completa está disponível aqui.

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