Na última semana, noticiamos que o indie MISERY, desenvolvido pela Platypus Entertainment, havia sido removido da Steam após uma notificação de violação de direitos autorais enviada pela GSC Game World, desenvolvedora da renomada franquia STALKER. Algumas das alegações eram baseadas em tradicionais elementos soviéticos presentes no game – algo que certamente não poderia ser considerado uma violação –, mas o buraco parecia um pouco mais profundo.
Agora, a desenvolvedora Platypus Entertainment resolveu o imbróglio com a GSC Game World e revelou as mudanças realizadas para acalmar os ânimos. A primeira mudança foi a remoção de um helicóptero que estava presente nos arquivos do jogo, mas que nunca esteve disponível para os jogadores. O segundo caso envolveu tradicionais músicas folk russas que foram regravadas e inseridas no game e, curiosamente, algumas delas eram licenciadas pela própria GSC Game World – algo que os desenvolvedores provavelmente não sabiam. Por fim, a dev de STALKER pediu a remoção de easter eggs que remetessem à franquia, algo que a Platypus Entertainment considerou “triste”.
A desenvolvedora de MISERY destaca que, em momento algum, foram utilizados assets presentes na franquia STALKER, e que está decepcionada com o DMCA, que poderia ter sido resolvido com um simples e-mail. MISERY segue vivo e agora conta com uma pequena equipe trabalhando em paralelo para entregar as atualizações necessárias a tempo.



