A Sandfall Interactive abriu o jogo sobre o orçamento de Clair Obscur: Expedition 33, um dos maiores sucessos de 2025. Em entrevista detalhada publicada pelo The New York Times (via Insider Gaming), o estúdio compartilhou como conseguiu criar um RPG de grande impacto gastando menos do que muitos imaginavam.
Segundo o estúdio, o desenvolvimento custou menos de US$ 10 milhões, um valor considerado baixo dentro da indústria atual, onde produções de médio porte ultrapassam facilmente a casa das dezenas de milhões.
Para manter o orçamento acessível, a Sandfall abriu mão de transformar Clair Obscur em um RPG de mundo aberto. Em vez disso, a equipe apostou em soluções tradicionais do gênero, como combates em arenas dedicadas, separadas da exploração, e mapa em escala reduzida, descrito como uma “versão miniaturizada do mundo explorável“. Essas escolhas permitiram concentrar recursos em aspectos-chave como direção de arte, narrativa e fluidez do sistema de combate.
Agora, Clair Obscur: Expedition 33 concorre em diversas categorias do The Game Awards 2025, incluindo a principal: Jogo do Ano. O evento acontece em poucas horas, e estamos prestes a descobrir se essa bela obra, que chacoalhou a indústria, será reconhecida pelo seu mérito.



