Um processo foi instaurado nos EUA em favor de todos os residentes no país que compraram uma cópia de Madden NFL, NCAA Football ou Arena Football nos últimos sete anos e meio.
O processo acusa a EA Sports de “uma série de acordos injustos e anticompetitivos com a National Football League, a NFL Players Union, Arena Football League e a National Collegiate Athtletic Association.”
“A Electronic Arts expulsou a concorrência do mercado para software de futebol americano interativo, incluindo a Take Two Interactive Software, a criadora da série NFK 2K5 e impediu qualquer outra empresa que pudesse fazer concorrência de entrar no mercado.”
O processo argumenta que esta prática viola o direito de todo cidadão americano que comprou uma cópia dos jogos de futebol americano da EA em qualquer formato entre Janeiro de 2005 e Junho de 2012.
Se bem sucedido, o processo vai impedir a EA de fazer novos acordos de licenciamento exclusivos.
“Se condenada, a EA vai ficar impedidada de fazer licenças exclusivas com a AFL por cinco anos a partir da data de aprovação do processo. A EA também não poderá renovar seus contratos de licença com a CLC com base em exclusividade por 5 anos depois que ele expirar em 2014. A EA também não poderá propor licença exclusiva para fazer jogos de futebol americano com a CLC, a NCAA ou qualquer menbro da instituição que esteve sob o contrato de cincoa nos depois que o atual contrato com a CLC expirar.
A EA negou qualquer ilegalidade em seus contratos com qualquer empresa ou instituição.