A Ubisoft está enfrentando uma longa fase de declínio. Seus jogos já não têm o mesmo impacto de antes, falhando em conquistar tanto a crítica quanto o público. Assassin’s Creed Shadows, previsto para fevereiro, é um dos lançamentos mais aguardados da empresa, mas a cada dia que passa, menos pessoas demonstram confiança no título. Recentemente, o fechamento de XDefiant serviu apenas para reforçar a percepção de que a empresa está lutando para se manter viva.
Agora, novas informações apontam para a possibilidade de uma aquisição. Segundo um relatório da Reuters, acionistas da Ubisoft estão discutindo como estruturar uma possível compra da empresa. Apesar disso, a família Guillemot, fundadora e atual controladora da Ubisoft, tem interesse em manter alguma participação no negócio, mesmo após uma eventual compra.
Entre os potenciais interessados está a Tencent, que já possui uma parcela de 10% das ações da Ubisoft e tem demonstrado interesse em aumentar sua influência. No entanto, o desejo da empresa chinesa de obter maior controle sobre as decisões financeiras não é bem visto pela família Guillemot, que teme perder sua autoridade.
O mercado reagiu de forma otimista ao relatório, com as ações da Ubisoft registrando um aumento de 16% após a divulgação das informações. Apesar disso, nem Ubisoft nem Tencent comentaram oficialmente sobre o assunto. A gigante francesa limitou-se a declarar que está analisando todas as suas opções estratégicas.