Agenda woke? Desenvolvedores explicam protagonista feminina em Ghost of Yotei

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)

Quando Ghost of Yotei foi anunciado, muitos torceram o nariz instantaneamente. Estamos falando daquele grupo que costuma criticar jogos por serem “woke”, ou seja, por supostamente promoverem agendas progressistas. Para essa parcela vocal da comunidade, o simples fato de o jogo se passar no Japão feudal e ter uma protagonista feminina já foi motivo suficiente para causar polêmica.

Em entrevista à Variety, os desenvolvedores Jason Connell e Nate Fox comentaram algumas das decisões criativas do jogo, incluindo a escolha da protagonista, Atsu. Segundo Connell, a ideia surgiu de forma puramente criativa, com o objetivo de apresentar uma personagem que ninguém esperava ser tão poderosa, movida por um forte espírito de vingança.

“Sabíamos que tínhamos todos esses fãs que amam “Tsushima”. Queremos levar todos esses fãs adiante em uma nova e emocionante aventura. Somos criativos. Gostamos de criar coisas novas. Gostamos de criar obras de arte novas e emocionantes e tocar as pessoas de novas maneiras. Queremos fazer uma sequência que seja original, mas familiar.”

Nate e eu somos apaixonados por criar histórias de origem, e certamente uma que poderíamos encontrar uma maneira de fazer com que parecesse um pouco azarada nesse cenário. Este é um cenário bastante perigoso, o que a posiciona como uma excelente pessoa para isso. Ela é alguém que as pessoas não esperariam que fosse tão poderosa, mas aqui está ela nessa jornada de vingança, o que provavelmente é bastante inesperado para algumas pessoas.

Com o tempo, ela receberá o nome de Onryō, porque essa lenda popular japonesa é um fantasma imortal em busca de vingança. E isso combina perfeitamente. Onryō são tipicamente histórias de vingança de mulheres. Então esse parece ser um pacote muito bom para isso.

O apelido dela, Onryō, resume bem essa proposta: trata-se de um espírito vingativo com a capacidade de interferir no mundo dos vivos, geralmente buscando vingança por meio da morte. Na tradição japonesa, os onryō costumam ser retratados como mulheres que sofreram traumas ou injustiças em vida – e que retornam para se vingar após a morte.

Ghost of Yotei será lançado para PlayStation 5 no dia 2 de outubro.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário