Durante o mês de novembro, Alan Wake 2 foi um dos jogos que recebeu melhorias para o PS5 Pro, mas que acabaram se tornando um pesadelo para os jogadores. Assim como em diversos outros títulos, a tecnologia de upscale PSSR, desenvolvida pela Sony, estava causando problemas gráficos ao jogo.
Após praticamente 1 mês, a Remedy finalmente conseguiu contornar o problema. Como? Dando ao jogador a opção de desativar o PSSR. Ainda não está claro como isso funciona, mas é bem possível estarem utilizando outra técnica de upscale no modo desligado, como o TSR.
Outras melhorias também chegaram com a atualização, como a adição de um modo gráfico Balanceado para usuários de monitores ou TVs de 120hz, que combina a qualidade do modo gráfico com a resolução do modo desempenho, fornecendo uma experiência a 40fps.
Melhorias e adições
- [PS5 Pro] Adicionado um novo modo gráfico “Balanceado”. Este modo requer monitores compatíveis que podem atingir uma taxa de atualização de 120 Hz. O modo Balanceado combina as configurações do modo Qualidade do PS5 Pro, incluindo raytracing, com a resolução do modo Desempenho. Este modo tem como alvo 40 fps.
- [PS5 Pro] Configurações visuais ligeiramente ajustadas do modo Desempenho para atingir uma taxa de quadros mais consistente.
- [PS5 Pro] Modo Qualidade e Balanceado: Configurações de Raytracing ajustadas para obter uma imagem com menos ruído.
- [PS5 Pro] Adicionada uma opção para alternar PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) Ligado/Desligado.
Correções
- [The Lake House] Colecionáveis de manuscritos corrigidos que mostravam a página errada em Saga’s Mind Place.
- [The Lake House] Áudio ausente do colecionável de vídeo “Bem-vindo à Lake House”. Pequenas correções e otimizações.
A Remedy se tornou a terceira empresa a contornar o problema do PSSR. A poucos dias, a Bloober Team substituiu o PSSR pelo TSR em Silent Hill 2, e a Massive Entertainment forneceu a opção de desativar o PSSR em Avatar: Frontiers of Pandora.