Você, nerd, que é hoje viciado em Call of Duty e Crysis, saiba agora de onde surgiu esse estilo de jogo tão adorado por nós.
A grande sacada do fps (first-person shooter) é que observamos toda a ação do ponto de vista do protagonista, portanto vemos apenas as mãos e a arma que o herói utiliza pra massacrar o que quer que seja, desde zumbis até o próprio Hitler.
Wolfenstein 3D – Um dos primeiros do gênero (dê uma jogadinha aqui)
Ao começar a escrever essa bagaça me perguntei “qual teria sido o primeiro jogo desse estilo?”. O conceito de games em primeira pessoa é bem velhinho, o primeirão de todos se chama Maze War de 1973, que naturalmente é uma porcaria, mas na época devia parecer ficção científica (achei um vídeo dessa joça aqui). Mas o jogo que é considerado o precursor desse estilo foi mesmo o Wofenstein 3D (Wolf 3D para os íntimos). O jogo era bem legal e tal, mas no ano seguinte que veio realmente a revolução. Nascia o jogo mais sacudo de todos os tempos: Doom.
Doom – Nascia primeiro jogo realmente macho.
Lançado em 1993 pela Id Software, Doom deu um tapa na cara e um chute no saco na indústria dos games e a obrigou a sair das fraldinhas. Por algum motivo, alguns fresquinhos da época acharam o jogo violento demais, só porque o objetivo da parada era sair atirando que nem um alucinado em qualquer coisa que se movia, que geralmente eram monstros bizarros e demônios.
Assim como Wolf 3D, Doom também não era realmente em 3D, eram ainda usadas sprites (imagens em 2D). O primeiro fps totalmente feito em 3D foi o não menos sagaz Quake, de 1996.
Quake – Jogue agora!
No mesmo ano de Quake, foi lançado também o jogo com os mais altos níveis de testosterona até então: Duke Nukem 3D. O mais legal desse jogo é a liberdade de fazer coisas até então impossíveis de se fazer em um game. Coisas como dar uma mijadinha e beber água pra ganhar um pouco de “vida” era comum em Duke Nukem, Era possível também destruir partes do cenário com tiros ou ponta pés, além de poder oferecer uma graninha à strippers que encontrávamos por lá. Baixaki o demo do jogo!
Duke Nukem – Como deixar de pagar para uma beldade dessas?
Vamos terminar esse post falando do fps mais amado dos antigos donos do saudoso Nintendo 64. GoldenEye 007 é considerado um dos maiores fps de todos os tempos, foi aqui que o multiplayer como conhecemos hoje começou a ficar realmente empolgante e divertido. Aliás, digo que era mais divertido que hoje, pois apesar da tela divida, a galera ficava toda na mesma sala, era uma época que os amigos ainda se encontravam pessoalmente para uma jogatina descompromissada.
Goldeneye 007
Agora, ao acabar de ler esse post, não comece a jogar imediatamente seu Modern Warfare 2 ou Battlefield Bad Company 2. Considere uma sessão de doses nostálgicas com esse grandes clássicos. Jogue agora Doom, e mais dois clássicos clicando na imagem abaixo:
Que a força esteja convosco!