Se você não se lembra nada da história moderna de Assassin’s Creed, bem vindo ao meu grupinho. Se você se pergunta: “Assassin’s Creed tem história moderna?!”, aí já virou caso perdido.
Como todos os fãs de longa data da franquia sabem, a Ubisoft basicamente abandonou a história moderna de Assassin’s Creed após a conclusão da história de Desmond Miles, em Assassin’s Creed III. Poucos se lembram que tudo que jogamos não passa de uma simulação do Animus, e nem mesmo a Ubisoft parece se importar com isso.
Marc-Alexis Coté, chefe da franquia Assassin’s Creed, esteve na premiação BAFTA durante a semana passada, e comentou com a imprensa como isso vai mudar com a chegada de Assassin’s Creed Shadows. Segundo ele, a equipe compreende que houve um desequilíbrio na história moderna após Desmond Miles, e buscam recupera-la no mais novo título.
Terminar o arco de Desmond foi uma decisão difícil e, depois disso, o enredo moderno lutou para encontrar seu equilíbrio. O foco contínuo em personagens caçando artefatos Isu tornou a narrativa mais previsível. À medida que essa abordagem se tornou repetitiva, tanto jogadores quanto críticos sentiram que o enredo moderno havia se tornado uma preocupação secundária, mais uma missão secundária, em vez de uma parte integral da experiência geral.
Coté também confirma, mas sem entrar em muitos detalhes, que teremos um grande contraste entre o mundo moderno e o mundo antigo em Shadows, trazendo inclusive discussões filosóficas para o centro da história, algo que não ocorria na franquia a muito tempo.
O enredo moderno explorará temas mais profundos de memória, identidade e autonomia, como o passado molda quem somos e como controlar esse passado pode impactar nosso futuro. Esses temas nos permitirão refletir sobre questões contemporâneas: liberdade versus controle, o poder do conhecimento e a tensão entre individualidade e conformidade, tudo através das lentes da história. A base para essa nova direção tomará forma com Assassin’s Creed Shadows, que estabelecerá a base para essa evolução narrativa que crescerá nos próximos anos.
Assassin’s Creed Shadows será lançado no dia 14 de fevereiro de 2025 para PC, PS5 e Xbox Series X|S. Apesar de algumas polêmicas recentes, não podemos negar que o hype por trás deste título ainda é bem grande, e ficamos no aguardo por mais novidades, sejam elas boas ou ruins.