Na próxima quinta-feira (25), a Nave do Conhecimento do Engenhão (Arena de e-sports) vai receber a premiação da Missão 1 do Desafio FazGame Carioca 2025, iniciativa que envolveu 38 escolas, 48 professores e 510 estudantes da rede pública municipal do Rio de Janeiro. Além da entrega dos prêmios, a programação inclui debates sobre o papel dos games na educação e no mercado de trabalho, reunindo especialistas e representantes do setor, como a Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ). O evento é promovido pela FazGame em parceria com a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio da SBM Offshore, Sotreq e Radix.
Para Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ, organização que representa cerca de 70 empresas do setor e aproximadamente quatro mil trabalhadores no estado, e palestrante da mesa-redonda Games: diversão, educação e profissão, o Desafio representa um espaço de inovação na educação pública:
“Quando os estudantes transformam conteúdos escolares em jogos, eles não apenas aprendem de forma mais engajada, como também descobrem caminhos para pensar tecnologia, criatividade e futuro profissional. O Desafio FazGame mostra como a escola pode ser um espaço de inovação, conectando a realidade dos jovens à linguagem dos games e fortalecendo a relação entre educação, cultura digital e mercado de trabalho”, afirmou Filho.
Durante o evento, especialistas e convidados vão explorar o papel dos jogos digitais como ferramentas de aprendizagem, inclusão e desenvolvimento profissional, mostrando como eles podem tornar o aprendizado mais dinâmico e engajador. A programação inclui também uma simulação de competição de e-sports na Arena Gamer, proporcionando uma experiência prática e interativa para todos os participantes. Além disso, serão apresentados e premiados os melhores projetos desenvolvidos pelos alunos, reconhecendo criatividade, inovação e a capacidade de transformar conteúdos escolares em experiências digitais interativas.
O Desafio FazGame propõe que os estudantes criem jogos narrativos a partir de conteúdos de livros didáticos, obras literárias ou temas atuais, utilizando a plataforma própria da iniciativa. A metodologia alia leitura, escrita e criatividade ao universo digital, guiada por Trilhas de Aprendizagem que conectam o processo às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Saiba mais sobre o Desafio FazGame em: https://www.fazgame.com.br/solucoes/para-empresas/desafio-fazgame