Baixo investimento, expectativas realistas e qualidade: a estratégia da Obsidian para durar 100 anos

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)
Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)

A Obsidian, estúdio pertencente ao Xbox e conhecido por jogos como Fallout: New Vegas, Pillars of Eternity e o mais recente Avowed, parece ter planos ambiciosos para o futuro. Durance a D.I.C.E Summit deste ano, os vice-presidentes Marcus Morgan e Justin Britch afirmaram que desejam ver o estúdio alcançado o seu centésimo aniversário. Para isso, a empresa adota uma estratégia de sustentabilidade.

Fundada há 22 anos, a desenvolvedora busca garantir sua longevidade mantendo-se enxuta e estabelecendo expectativas realistas de venda. Em vez de buscar expansões agressivas, a Obisidian prefere parcerias com estúdios já estabelecidos, evitando riscos que poderiam comprometer usa identidade e cultura organizacional.

Diferente de muitas empresas que fazem investimentos pesados em gráficos ultrarrealistas e grandes produções, a Obsidian busca desenvolver jogos financeiramente viáveis, mesmo que não sejam grandes sucessos de vendas. O estúdio se diferencia de concorrentes que apostam em orçamentos absurdos e, depois, classificam seus jogos como decepções comerciais caso não atinjam metas comerciais, como o recente caso de Dragon Age: The Veilguard, que levou à diversas demissões na BioWare, ilustrando bem essa realidade.

Desde sua aquisição pela Microsoft em 2018, a Obsidian vem conseguindo se manter estável, diferente de outros estúdios que sofreram cortes e fechamentos, como a Arkane Austin e Tango Gameworks. A empresa acredita que manter a menor taxa de rotatividade da indústria é essencial para preservar conhecimento interno e continuar produzindo jogos com a qualidade que os fãs esperam.

Em um mercado que aposta em grandes riscos e busca retornos fora da realidade, a Obsidian demonstra lucidez ao adotar um caminho de equilíbrio, visando manter sua relevância por muitas décadas.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *