Shuhei Yoshida, atual CEO da Sony Worldwide Studios, revelou em entrevista um pouco mais sobre a função Share que o PlayStation 4 vai ter (e que o novo Xbox também, de certa forma), e as notícias não são agradáveis. A princípio ficará a cargo da publishers/desenvolvedoras decidir o que pode e o que não pode ser gravado e compartilhado online.
“Existem partes de um jogo que o desenvolvedor não quer que as pessoas vejam. Por exemplo, no PlayStation Vita, desenvolvedores podem em certas cenas desativar a função de screenshot, e o botão Share terá um mecanismo similar. O criador pode não querer que o vídeo do chefe final seja compartilhável, por exemplo.” foram as palavras de Yoshida.
Apesar da Sony estar revelando isso simplesmente para se isentar de eventuais problemas com as desenvolvedoras, não deixa de ser uma palhaçada e completamente desnecessário. Fica a cargo da pessoa querer ver ou não o conteúdo, e cabe a ela mesma decidir se isso vai ou não estragar a sua experiência de jogo. Sem contar que placas de captura, câmeras e afins existem para que isso tudo seja completamente inútil, e assim o fluxo de informação pode seguir livremente.