Na última sexta-feira (05), a indústria do entretenimento foi pega de surpresa com a informação de que a Netflix apresentou uma proposta para adquirir a Warner Bros.. O valor da oferta gira em torno de 82,7 bilhões de dólares e, embora a compra ainda não esteja garantida – tanto pela concorrência da Paramount quanto por possíveis barreiras antitruste nos Estados Unidos –, há a expectativa de que as negociações avancem.
Nesta “meiuca” está a divisão de jogos, a Warner Bros. Games, já confirmada como parte do pacote. Mesmo após uma fase recente turbulenta, a editora continua sendo um nome de peso na indústria e poderia reforçar a estratégia de games da Netflix, que também passa por dificuldades. No entanto, o co-CEO da Netflix, Gregory Peters, afirma que a WB Games não teve qualquer relevância no cálculo da aquisição.
Segundo Peters, apesar de a WB Games ter importância dentro da Warner Bros., ela foi considerada “insignificante em comparação com o panorama geral” da negociação:
“Embora eles certamente tenham feito um ótimo trabalho na área de jogos, na verdade não atribuímos nenhum valor a isso desde o início, porque eles são relativamente pequenos em comparação com o panorama geral.” – via PocketGamer.biz
Apesar da fala soar como uma desvalorização da divisão, Peters reforça que a Netflix enxerga sim potencial de negócio com a WB Games – especialmente após o sucesso de Hogwarts Legacy. Ainda assim, a área de games não foi incluída no modelo de negócios planejado para a aquisição.
“Estamos muito animados porque algumas das propriedades que eles construíram, como Hogwarts, que é um ótimo exemplo, tiveram bastante sucesso, e acreditamos que podemos incorporar isso à nossa oferta. Eles têm ótimos estúdios e uma equipe excelente. Então, achamos que definitivamente existe uma oportunidade aí. Mas, para deixar claro, ainda não incluímos isso em nosso modelo de negócio.”
A Netflix já investiu pesadamente no setor de jogos em anos anteriores, adquirindo estúdios e financiando novos projetos – muitos deles nunca lançados. Atualmente, a empresa concentra seus esforços no Netflix Games, plataforma que oferece jogos aos assinantes sem anúncios ou custos extras, como aconteceu recentemente com Red Dead Redemption.



