Na última quinta-feira, 18, foi realizado o The Indie Game Awards 2025, evento voltado à premiação de jogos independentes promovido pelo canal Six One Indie. Clair Obscur: Expedition 33, que já havia conquistado o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2025, também saiu vencedor na principal categoria do Indie Game Awards, além de levar o troféu de melhor Jogo de Estreia.
No entanto, a situação mudou após a Sandfall Interactive admitir o uso de inteligência artificial generativa durante o desenvolvimento de Expedition 33. Diante disso, a Six One Indie tomou a decisão de desclassificar o título de sua premiação.
Segundo o canal organizador, há uma política rígida contra o uso de IA generativa em qualquer etapa do processo de indicação ou avaliação. A Six One Indie afirma que, no momento da inscrição, a Sandfall Interactive declarou que não havia utilizado esse tipo de tecnologia no desenvolvimento do jogo.
Em comunicado oficial, a organização explicou que a confirmação posterior do uso de arte gerada por IA no dia da cerimônia violou diretamente as regras do evento. Apesar de destacar a qualidade do jogo e o fato de que os recursos em questão tenham sido removidos posteriormente, o comitê decidiu retirar oficialmente as indicações de Clair Obscur: Expedition 33 nas categorias de Jogo do Ano e Jogo de Estreia.
A decisão gerou controvérsia na comunidade gamer, já que a desenvolvedora afirmou que a IA teria sido utilizada apenas em elementos temporários (placeholders), substituídos por trabalho humano na versão final do jogo.
Após a desclassificação de Expedition 33, a Six One Indie concedeu o prêmio de Jogo do Ano a Blue Prince, enquanto Sorry We’re Closed ficou com o troféu de melhor Jogo de Estreia.



