Co-fundador da Naughty Dog revela detalhes da aquisição realizada pela Sony em 2001

Douglas Souza Dos Santos (@Cliffburtonildo1)
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Andy Gavin, co-fundador da Naughty Dog, revelou em uma publicação no LinkedIn que o aumento nos custos de desenvolvimento de jogos foi um dos principais motivos para a venda do estúdio para a Sony. Segundo ele, o crescimento exagerado dos orçamentos estavam pressionando a equipe, e tornando inviável o autofinanciamento de seus projetos na época.

A Naughty Dog, fundada em 1984 como JAM Software, já enfrentava desafios financeiros no início dos anos 2000. Durante esse período, títulos como Jak and Daxter (1999-2001) ultrapassaram US$ 15 milhões em custos de produção, enquanto Jak 3 (2004) chegou a impressionantes US$ 50 milhões. Esses valores eram altos para um estúdio independente.

“Naquela época, financiávamos tudo sozinhos, e isso era extremamente estressante”, explicou Gavin. Ele também destacou que a venda para a Sony foi uma escolha estratégica para garantir a continuidade de produções de alto orçamento, permitindo que o estúdio mantivesse sua qualidade e inovação.

Gavin também ressaltou que os custos de desenvolvimento de jogos AAA continuam a aumentar, alcançando patamares de até US$ 300 a 500 milhões atualmente. Ele acredita que, para muitos estúdios, a venda para grandes empresas é uma solução natural para lidar com as altas demandas financeiras da indústria.

“Foi a escolha certa”, afirmou Gavin, referindo-se à parceria com a Sony como essencial para o sucesso de longo prazo da Naughty Dog. Desde a aquisição, o estúdio consolidou sua posição como um dos mais influentes no mercado de jogos, lançando franquias icônicas como Uncharted e The Last of Us.

No fim das contas, a PlayStation junto a Naughty Dog construíram um caminho de muitas conquistas, com muitas franquias aclamadas pelo público e crítica, e já sabemos que eles não vão parar por aqui. O mais novo anúncio do estúdio se chama Intergalactic: The Heretic Prophet.

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