Lançado em 2006, Bully é um dos jogos mais icônicos da Rockstar Games. O título acompanha o estudante delinquente Jimmy Hopkins em sua vida escolar na Bullworth Academy e rapidamente se tornou aclamado pela crítica e pelo público. No entanto, diferente de outras franquias da Rockstar, o jogo nunca recebeu uma sequência – algo que até hoje intriga os fãs.
Agora, o lendário produtor e cofundador da Rockstar, Dan Houser, que raramente concede entrevistas, comentou sobre o futuro da franquia. Em conversa com a IGN, ele foi questionado sobre os motivos de Bully 2 nunca ter saído do papel e respondeu: “Acho que foi apenas uma questão de falta de capacidade. Se você tem uma pequena equipe criativa principal e uma pequena equipe de liderança sênior, simplesmente não consegue fazer todos os projetos que gostaria.”
A declaração sugere que a Rockstar contava – ou ainda conta – com uma equipe criativa e de liderança relativamente pequena, o que tornaria inviável dividir esforços entre múltiplos projetos, especialmente considerando o alto custo de produção dos jogos atuais. Essa realidade pode ser observada hoje, com a empresa concentrando seus recursos em apenas duas franquias: Grand Theft Auto e Red Dead Redemption.
Vale lembrar que, dois anos após seu lançamento, Bully havia vendido cerca de 1,5 milhão de cópias. Embora o número seja expressivo, pode ter sido insuficiente para justificar novas continuações diante de projetos mais lucrativos.
Dan Houser deixou a Rockstar Games em 2020 e atualmente lidera a Absurd Ventures, companhia multimídia que já trabalha no desenvolvimento de dois jogos inéditos.