Em 2006, nascia Just Cause, franquia desenvolvida pela Avalanche Studios e publicada pela Eidos. Embora o primeiro jogo não tenha sido tão aclamado, seu mundo aberto e a liberdade de ação impressionaram, conquistando uma base fiel de fãs e rendendo três continuações. O último título da série foi lançado em 2018, e desde então, não tivemos notícias sobre o retorno de Rico Rodríguez – e, ao que tudo indica, talvez nunca mais tenhamos.
Christofer Sundberg, fundador da Avalanche Studios, comentou recentemente sobre o futuro da franquia Just Cause em suas redes sociais. Ele assumiu parte da responsabilidade pelos problemas de Just Cause 4 e, ao falar sobre o projeto cancelado Contraband, destacou que a existência de um Just Cause 5 seria inviável, já que pouquíssimos membros da equipe original permanecem no estúdio:
“Os problemas com Just Cause 4 foram em parte devido à minha (involuntária) mudança de foco da liderança criativa para as burocracias corporativas, problemas com a editora, composição e funções da equipe, entre outros. Uma pena, porque olhando para Just Cause 4 agora, ele demonstra MUITO potencial.”
“Eu e minha equipe apresentamos Contraband à Microsoft em 2017 (e assinamos o contrato). Obviamente, o jogo mudou bastante desde então, mas teria sido fantástico vê-lo lançado algum dia. Just Cause 5 seria impossível, já que pouquíssimos membros da equipe original ainda estão lá.”
Sundberg também respondeu a um fã que comentou que Just Cause 5 poderia salvar o estúdio. O produtor, porém, discordou, dizendo que a Avalanche de hoje parece mais preocupada em seguir fórmulas do que em arriscar com ideias ousadas:
“Duvido. Eles precisam reacender a chama, arriscar, irritar as pessoas e criar jogos que todos diziam ser impossíveis. Eu fundei a Avalanche para quebrar paradigmas, não para me encaixar em um padrão.”
Rumores surgidos no meio do ano indicam que Just Cause 5 chegou a estar em desenvolvimento por um tempo, mas acabou sendo cancelado. Não se sabe quando isso ocorreu, embora as especulações apontem para o período entre 2023 e 2025.
Me and my team pitched Contraband back in 2017 to MSFT (and signed it). It’s changed quite a lot since then obviously, but it would have been fantastic to see it being released one day somehow. #JC5 would be a no-go since extremely few from the original team are there still. https://t.co/F9kxtXqi4k
— Christofer Sundberg 🧨💦⚔️ (@CHSundberg) November 3, 2025



