De acordo com a Bloomberg, a Annapurna Interactive, conhecida por publicar jogos aclamados pela crítica como Outer Wilds, Stray e Cocoon, enfrenta uma crise sem precedentes após a renúncia de toda a sua equipe, incluindo o presidente Nathan Gary e mais 24 funcionários. A debandada em massa ocorreu depois que as negociações para separar a divisão de jogos da Annapurna Pictures, de Megan Ellison, não avançaram.
Gary e sua equipe vinham tentando transformar a Annapurna Interactive em uma entidade independente, mas quando Megan Ellison, filha do bilionário Larry Ellison, decidiu encerrar as conversas, a equipe tomou a difícil decisão de deixar a empresa. “Essa foi uma das decisões mais difíceis que já tomamos, e não a tomamos de forma leviana”, declarou Gary em comunicado conjunto com os demais funcionários.
A Annapurna confirmou que, de fato, explorou a possibilidade de um spin-off, mas que as negociações não resultaram em um acordo, culminando nas renúncias. “Nossa prioridade é continuar a apoiar nossos parceiros de desenvolvimento e publicação durante essa transição,” disse Megan Ellison em um comunicado à Bloomberg. Ela acrescentou que a empresa segue comprometida com seu portfólio de jogos existente e planeja expandir sua presença no mercado interativo, integrando suas produções em filmes, TV, jogos e teatro.
A saída repentina da equipe gerou incerteza entre os desenvolvedores parceiros da Annapurna Interactive, que agora buscam entender o impacto da mudança em seus projetos. Como publisher, a Annapurna é responsável não apenas pelo financiamento dos jogos, mas também por serviços essenciais como garantia de qualidade, adaptação para mercados locais e marketing. Nos últimos dias, desenvolvedores associados à Annapurna têm lutado para encontrar novos pontos de contato dentro da empresa e garantir que seus contratos sejam mantidos.
Apesar da turbulência, um porta-voz da Annapurna assegurou que todos os jogos e projetos em andamento continuarão sob a tutela da empresa. O novo presidente, Hector Sanchez, que co-fundou a Annapurna Interactive, foi trazido de volta no mês passado e está comunicando aos desenvolvedores que a empresa honrará os contratos existentes e substituirá os funcionários que deixaram a companhia.
A Annapurna Interactive construiu uma reputação sólida por apoiar pequenas equipes e publicar jogos inovadores que conquistaram diversas premiações na indústria. No mês passado, a empresa anunciou uma parceria com a Remedy Entertainment para adaptar as franquias Control e Alan Wake para o cinema e a TV, reforçando seu compromisso em expandir as narrativas interativas.
A saída de toda a equipe foi inicialmente reportada pelo The Hollywood Reporter, que mencionou a saída dos principais executivos, mas não que todo o time havia se demitido. Agora, com o mercado em alerta, resta acompanhar como a Annapurna Interactive lidará com esta reestruturação e os desafios que surgirão pela frente.