A Sony tentou convencer a FromSoftware a desenvolver um Demon’s Souls 2, mas o estúdio japonês preferiu retomar a parceria com a Bandai Namco e dar início a uma nova franquia, que se chamaria Dark Souls.
Shuhei Yoshida revelou que os testes internos apresentaram resultados negativos e que a elevada dificuldade da experiência não o convenceu de que Demon’s Souls teria apelo global. Por isso, ele desistiu da decisão de assumir a edição global do jogo – uma atitude que desagradou bastante a FromSoftware.
A produtora japonesa precisou se associar à Atlus para lançar Demon’s Souls nos Estados Unidos e à Bandai Namco para sua versão na Europa, e por isso, ao escolher sua próxima parceira, optou por ficar ao lado de quem sempre acreditou em seu trabalho, descartando qualquer possibilidade de acordo com a gigante japonesa.
Yoshida afirmou que a FromSoftware ficou “desiludida com a forma como foi tratada pela PlayStation”, motivo que a levou a recusar uma nova parceria. Contudo, as duas empresas voltaram a colaborar em 2015, com o lançamento de Bloodborne para o PS4, seis anos após Demon’s Souls.