Sword of the Sea, desenvolvido pela Giant Squid Studios – conhecidos por Abzû e The Pathless –, quase não viu a luz do dia. O projeto esteve perto de ser cancelado devido à falta de recursos, mas encontrou uma saída graças ao programa de apoio a jogos indies da PlayStation, que garantiu não apenas financiamento para sua conclusão, como também espaço no catálogo do PlayStation Plus Extra.
Em entrevista ao GamesIndustry.biz, o cofundador Matt Nava destacou a importância dessa parceria. Segundo ele, o suporte da Sony foi decisivo para o estúdio.
“É incrível ver uma empresa tão grande e poderosa investir em iniciativas assim. Existe uma equipe dedicada que realmente se importa com o lado artístico dos jogos.”
O acordo exigia que o título fosse incluído no PS Plus Extra, algo que gerou discussões internas no estúdio. Para Nava, porém, os benefícios superaram as dúvidas.
“De um lado, você está oferecendo o jogo sem custo adicional para quem já é assinante. Mas, em contrapartida, muito mais pessoas terão contato com ele, o que representa um valor imenso.”
Matt Nava destacou que, sem o apoio financeiro da Sony e o acordo com o PS Plus, Sword of the Sea talvez nem tivesse sido lançado. O investimento permitiu ao estúdio ampliar o projeto, acrescentar novas mecânicas e corrigir diversos problemas.