A Microsoft divulgou seu relatório fiscal referente ao quarto trimestre, revelando números importantes – e contrastantes – sobre o desempenho da divisão Xbox.
O setor de games da empresa registrou um crescimento de 10% no comparativo anual, impulsionado principalmente pela área de conteúdos e serviços, que teve alta de 13%, com destaque para o constante avanço do Xbox Game Pass.
No entanto, a área de hardware segue em declínio, com uma queda acentuada de 22% nas vendas de consoles. Embora o número possa preocupar, ele reflete uma mudança estratégica da Microsoft, que tem priorizado serviços e distribuição multiplataforma, deixando a venda de consoles em segundo plano.
O CEO Satya Nadella também compartilhou dados relevantes: a plataforma Xbox – incluindo jogadores no Windows – já soma 500 milhões de usuários ativos mensais. A Microsoft ainda foi a maior publisher do trimestre, tanto no Xbox quanto no PlayStation. Além disso, pela primeira vez na história, o Xbox Game Pass superou a marca de US$ 5 bilhões em receita anual.
No panorama geral, a Microsoft teve crescimento de 18% nas receitas trimestrais, consolidando um momento financeiro sólido – curiosamente, logo após à recente onda de demissões em várias de suas divisões.