Uma péssima notícia para os fãs de Celeste! O estúdio do aclamado indie acaba de revelar que seu mais novo título, Earthblade, foi oficialmente cancelado. O game estava em desenvolvimento há mais de 5 anos.
Em uma postagem publicada em seu Blog, a Extremely OK Games anunciou que o título não verá a luz do dia, onde a diretora de pesquisa e desenvolvimento, Maddy Thorson, detalhou toda a razão por trás desta triste decisão e o que o futuro reserva para o estúdio.
De acordo com a postagem, o cancelamento se deu ao fato de um desentendimento interno da equipe, onde os diretores Maddy Thorson e Noel Berry tiveram uma disputa a respeito dos direitos da IP Celeste com Pedro Medeiros, também membro fundador do estúdio e diretor de arte. Porém, a equipe preferiu evitar revelar quais foram os problemas em questão.
“No fim do mês passado, Noel (Berry, programador na Extremely OK Games) e eu tomamos a difícil decisão de cancelar Earthblade”, disse Thorson (via IGN).
“Noel e eu também começamos a refletir sobre como vinha sendo trabalhar no jogo no dia a dia e percebemos que tem sido uma luta por um longo tempo. Claro, trabalhar em um projeto por tanto tempo está fadado a se tornar uma tarefa árdua, mas isso parece um problema mais profundo.”
Os desenvolvedores também comentaram que o sucesso de Celeste “colocou pressão sobre nós para entregar algo maior e melhor com Earthblade, e essa pressão é em grande parte o motivo pelo qual trabalhar nisso se tornou tão exaustivo”.
Thorson e Berry estão elaborando novos protótipos e ideias, com o intuito de retomar um processo de desenvolvimento parecido com o que foi feito em Celeste.