Anunciado em 2019, Everwild seria a nova grande IP da Rare, estúdio britânico responsável por clássicos como Banjo-Kazooie e Sea of Thieves. Embora rumores iniciais apontassem para uma experiência cooperativa, o jogo era, na verdade, uma aventura com elementos de simulação de vida e aspectos de “deus”, nos quais o jogador teria algum tipo de influência sobre o ecossistema do mundo.
De acordo com diferentes fontes, o projeto teria sido reiniciado em 2021 após dificuldades no desenvolvimento, passando por várias mudanças de direção criativa. No entanto, os problemas acabaram culminando em seu cancelamento definitivo em julho deste ano, durante a onda de demissões promovida pela Microsoft.
Durante os seis anos desde o anúncio, nenhuma gameplay oficial de Everwild chegou a ser mostrada, apenas trailers cinemáticos e artes conceituais – pelo menos até agora. O portal MP1st divulgou imagens inéditas do jogo, revelando um pouco da sua arte, interface e inventário.
Entre os detalhes observados, há abas dedicadas a itens favoritos, invenções (pequenas criaturas), ferramentas, mosaicos (possivelmente elementos decorativos), sementes e plantas – todos alinhados à proposta de simulação de vida que o título parecia adotar. Uma das capturas também mostra a tela de configurações gráficas, tradicionalmente encontrada em ports para o PC.
Após o cancelamento de Everwild, pouco se sabe sobre o futuro da Rare. É provável que parte da equipe tenha sido realocada para Sea of Thieves, o bem-sucedido live service do estúdio. Para os fãs que ainda sonham com o retorno da antiga Rare, resta apenas chorar.