Quem se lembra de Killzone? Essa franquia de FPS teve início em 2004 e foi um dos principais títulos da Sony durante a geração PS2 e, principalmente, PS3. O último jogo foi Killzone: Shadow Fall, lançado em 2013 junto com o PS4. Muitos ainda se perguntam se a franquia vai voltar algum dia, mas, de acordo com o diretor de arte da Guerrilla Games, a resposta é não.
Em uma entrevista ao The Washington Post, Roy Postma, que está no estúdio há 24 anos, confirmou que a Guerrilla deixou de trabalhar com Killzone logo após o lançamento de Shadow Fall. Ele explicou que a equipe queria se afastar da atmosfera pesada da série e explorar mundos mais vibrantes.
Nós terminamos com isso [Killzone] como uma equipe. Como um estúdio, precisávamos refrescar a paleta. Era, por escolha, o oposto de Killzone.
Postma também comentou que Horizon, a IP de maior sucesso da Guerrilla, é um jogo muito mais convidativo, com apelo para uma gama maior de jogadores, ao contrário de Killzone, que focava em um nicho específico.
Acredito que os temas que essa história [Horizon] e os personagens representam são acessíveis a todas as idades e pessoas, como ter uma família de amigos e encontrar seu lugar no mundo.
No fim, não ficou claro se Killzone voltará no futuro, mas, pelo menos por agora, não há chance disso acontecer. Atualmente, a franquia Horizon segue com projetos como LEGO Horizon Adventures e o jogo online de Horizon, mostrando que a equipe da Guerrilla está ocupada com a franquia.
LEGO Horizon Adventures chega dia 14 de novembro para PS5, PC e Switch, buscando alcançar um público mais amplo.