Fundador da Arkane deixou estúdio por ser contra jogos como serviço

Gabriel Kreyssig Romualdo (@budabyte)
2 min de Leitura

Que Redfall foi um fracasso ninguém duvida, e, aos poucos, mais informações sobre os bastidores da Bethesda estão surgindo. Desta vez, o fundador da Arkane, Raphael Colantonio, deu uma entrevista ao site PCGamer explicando os motivos de sua saída.

Segundo Colantonio, após o desempenho financeiro abaixo do esperado de Prey, a Bethesda decidiu mudar completamente sua estratégia, passando a investir em jogos como serviço — algo que ia contra o estilo tradicional do estúdio.

“Tudo o que posso dizer é que parte da razão pela qual deixei a Bethesda foi que eles não queriam fazer o tipo de jogo que queríamos fazer”, diz Colantonio. Ele compara a abordagem da Arkane a estúdios como Larian e FromSoftware: “Essas são pessoas que têm feito, repetidamente, a coisa que sabem exatamente como fazer, até que o sucesso vem. Então, para mim, é isso que a Arkane teve que fazer.”

Inicialmente, a Microsoft já havia recuado em relação aos jogos como serviço ao adquirir a Bethesda, mas, como Redfall já estava em produção, o projeto deveria seguir até o fim. Colantonio não estava mais na equipe durante o desenvolvimento de Redfall, mas compartilhou suposições sobre o que pode ter dado errado.

“Há tantas coisas que podem influenciar [um jogo]. Alguém na gerência, reduções de orçamento, alguém no marketing, uma nova mudança de direção em geral sobre o mercado, você perdeu um dos seus principais desenvolvedores. Há tantas coisas que podem entrar em jogo.”

Por fim, o fundador da equipe comentou que apreciou Redfall após o lançamento dos patches de correção, mas entende as falhas do jogo, principalmente considerando que a equipe não tinha experiência com esse tipo de projeto.

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário