O termo demastered vem ganhando popularidade em várias indústrias, especialmente na de games. Não é raro vermos projetos indie recriando jogos conhecidos com uma estética retrô, remetendo à era do Nintendo 64 ou PlayStation 1. Mas e se um álbum de música recebesse esse tratamento? Pois bem, o Green Day acaba de fazer isso.
Para celebrar os 30 anos de lançamento do icônico álbum Dookie, a banda de pop punk lançou uma versão “demasterizada” em diversos dispositivos, com a pior qualidade de áudio possível, como parte da comemoração. Cada faixa foi adaptada para um aparelho diferente. Por exemplo, Welcome to Paradise ganhou uma versão em cartucho de Game Boy, enquanto a clássica Basket Case pode ser ouvida naqueles peixes decorativos de parede.
Os produtos variam entre US$ 19 e US$ 99, e como é provável que poucos brasileiros adquiram esses itens, você pode ouvir todas as versões demasterizadas clicando aqui. O site pode parecer meio caótico – o que é típico do Green Day, não é mesmo? – mas basta clicar no ícone de Play ao lado das músicas para curtir essa experiência sonora única.