Hideo Kojima esteve perto de desenvolver um jogo de The Matrix

Douglas Souza Dos Santos (@Cliffburtonildo1)
Douglas Souza Dos Santos (@Cliffburtonildo1)

Lançado em 1999, The Matrix rapidamente se transformou em um dos maiores marcos da cultura pop moderna. O filme revolucionou o gênero de ação e ficção científica, conquistando milhões de fãs e influenciando profundamente o cinema da época com seu estilo visual e suas ideias sobre realidade simulada.

Após o sucesso da trilogia original, a franquia ganhou versões nos videogames por meio da Shiny Entertainment, responsável por Enter the Matrix (2003) e The Matrix: The Path of Neo (2005). No entanto, segundo informações do portal Time Extension, os criadores da saga teriam ambições ainda maiores. Eles desejavam colaborar com Hideo Kojima, que entre 1997 e 2003, lançou títulos icônicos como Metal Gear Solid, Metal Gear Solid 2, Zone of the Enders e Boktai.

Em uma entrevista recente com Christopher Bergstresser, ex-vice-presidente de licenciamento da Konami, o site Time Extension buscou esclarecer os bastidores de um dos projetos mais curiosos que quase aconteceram na história dos videogames, um jogo de The Matrix desenvolvido por Hideo Kojima.

De acordo com Bergstresser, na época do auge da trilogia cinematográfica, as irmãs Wachowski – criadoras de The Matrix – demonstraram grande interesse em levar o universo do filme para os videogames sob a direção de Kojima. As irmãs, impressionadas com a forma cinematográfica e filosófica com que Kojima abordava a narrativa interativa, solicitaram uma reunião direta com ele para discutir a possibilidade de uma colaboração.

A Konami autorizou o encontro, permitindo que Kojima conversasse pessoalmente com as Wachowski sobre a ideia de transformar The Matrix em um jogo. No entanto, segundo o ex-executivo, a proposta foi rejeitada quase imediatamente pelo então presidente da empresa, que não demonstrou interesse em investir em uma adaptação licenciada, preferindo manter os esforços da equipe de Kojima em projetos originais da própria companhia.

Naquele período, Hideo Kojima e sua equipe estavam totalmente concentrados nas etapas iniciais de desenvolvimento de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty. Diante da importância do projeto, se envolver em outro grande trabalho poderia ter comprometido o foco e o ritmo da produção.

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