IFRJ realiza palestra sobre o Marco Legal dos Games

Alan Motta Cardoso (@Alanzice)
Alan Motta Cardoso (@Alanzice)

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no campus Engenheiro Paulo de Frontin, recebeu, na última quarta-feira (22), o presidente da Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ), Márcio Filho, para uma palestra sobre o Marco Legal dos Jogos Eletrônicos. A atividade integrou a programação da XV Semana Acadêmica do instituto, reunindo estudantes, docentes e profissionais do setor para discutir os avanços e desafios da indústria brasileira de games. O momento teve um significado especial para o curso de Jogos Digitais do IFRJ, o primeiro curso público federal da área no Brasil, que completou 10 anos de existência no ano passado.

“Estar em um instituto federal, que tem tanta história na formação de profissionais da área e que há uma década forma profissionais em jogos digitais, é uma oportunidade de reconhecer o papel da educação pública na construção do setor. Falar sobre o Marco Legal dos Games aqui, com estudantes que estão ajudando a construir o futuro da indústria, é um ponto de partida para que eles entendam seu lugar nesse processo, como agentes de inovação, pesquisa e transformação social. É nas salas de aula que o setor de games brasileiro se reinventa todos os dias”, afirmou Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ.

Durante o encontro, foi discutido o processo de criação e aprovação da Lei nº 14.852/2024, mais conhecida como Marco Legal, que estabelece diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento da Indústria de Jogos Eletrônicos no Brasil. Além disso, a conversa também abordou detalhes sobre os bastidores da articulação entre sociedade civil, setor produtivo e poder público, bem como a relevância da formação técnica e universitária para o fortalecimento do ecossistema de games no país e o papel dos estudantes na construção do futuro da indústria.

Para o professor Dr. José Ricardo, coordenador da Semana Acadêmica e docente do curso de Jogos Digitais, o Marco Legal representa um avanço que conecta diretamente a educação, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico:

“A nova legislação reconhece os jogos digitais como produtos de cultura e inovação, fortalecendo a pesquisa e a formação de profissionais em um campo que é, por natureza, multidisciplinar. Ao valorizar o papel da educação e da ciência nesse processo, o Marco Legal contribui para que instituições como o IFRJ estejam cada vez mais alinhadas às demandas reais do setor”, afirmou o professor.

Segundo Ricardo Kneipp, diretor-geral do campus, o curso simboliza o alinhamento entre academia e setor produtivo, estimulando a formação de profissionais inovadores:

“A presença de Márcio Filho fortaleceu o compromisso do IFRJ com a formação de profissionais críticos, criativos e engajados na construção de um futuro onde os jogos não são apenas entretenimento, mas também educação, cultura, arte e desenvolvimento econômico”, destacou o diretor.

A XV Semana Acadêmica do IFRJ segue reunindo pesquisadores, artistas e profissionais de diferentes áreas, promovendo palestras, oficinas e debates sobre tecnologia, inovação e sociedade. Saiba mais sobre a XV Semana Acadêmica do IFRJ em: https://www.even3.com.br/xv-semana-academica-ifrjcepf-637717/

Sobre a ACJOGOS-RJ:

A Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ) é uma das maiores associações de jogos digitais do país. Desde 2015, atua em diversas frentes para ajudar o fomento da indústria de games estadual e nacional. Atualmente, conta com mais de 60 empresas e estúdios associados, o que corresponde a cerca de 3 mil trabalhadores diretos e indiretos.

Confira em: https://rj.acjogos.com.br/

Compartilhe esse artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *