A tecnologia do 5G está chegando em diversos países e o Brasil, apesar de um pouco atrasado, logo também terá a cobertura desta tecnologia incrível. Muito se fala como o 5G irá possibilitar a expansão das máquinas inteligentes e uma internet super-rápida, mas para quem gosta de jogar, como será a diferença?
Os jogos irão explorar os benefícios
Todas as evoluções, pequenas ou grandes, da tecnologia usada em computadores e consoles foram sendo usadas pelos jogos de forma muito habilidosa. A evolução gráfica, com a maior velocidade de processamento de dados, qualidade das placas de vídeo e definição em geral é o que mais salta aos olhos.
Essa atualização nas inovações e constantes novidades também são vistas nos acessórios e equipamentos. Uma pesquisa trouxe a opinião de mais de 100 jogadores profissionais sobre seus periféricos favoritos. Além do teclado e do mouse, que são velhos conhecidos de qualquer usuário de computador, há também dicas de headset e de mousepad.
A indústria dos e-sports é quem mais aproveita essas novidades, com torneios já aproveitando a baixa latência do 5G (tempo de resposta mais rápido) para trazer ainda mais modernidade para suas competições.
Os jogadores que participaram do levantamento com certeza serão os primeiros a defender que todos os gamers atualizem seus equipamentos e aproveitem as belezas do 5G para ter uma experiência ainda mais completa e imersiva.
Afinal, se os benefícios de ter um mouse com extrema precisão e um teclado resistente e que responde rapidamente já são notados no jogo atualmente, a capacidade de ter uma internet com tempo de resposta imediato é ainda mais sentido.
Download, realidade virtual e internet das coisas
Quem foi um gamer no começo dos anos 2000 sabe o que é baixar um jogo e ter que deixar o computador ligado à noite para o download completar. E não estamos falando de jogos de 200 GBs.
O 5G trará uma velocidade que no seu pico será 20x maior que o 4G, que já é uma bala para quem estava acostumado com internet discada e os primórdios da rede no Brasil. O tempo de latência de 5 milissegundos também é algo que pode mudar completamente a regra do jogo porque se une à grande revolução que o 5G trará.
Já existem equipamentos inteligentes há tempos, mas a velocidade da internet, conexão e repasse de dados e até a instabilidade são barreiras que muitas empresas e tecnologias não conseguiram ultrapassar.
No cenário do 5G, a resposta quase imediata, a conexão mais estável e robusta – o 5G exige instalação de antenas mais próximas inclusive – e a velocidade consideravelmente maior vão motivar o avanço das máquinas inteligentes. O carro sem motorista, por exemplo, ganha um boost enorme e pode ser visto em escala comercial em pouco tempo.
Também será alavancada a internet das coisas – a inteligência e conexão própria de máquinas a uma rede, o que trará uma imensa variedade de opções de customização e informação para equipamentos e objetos que conhecemos há tempos: geladeiras, televisões, ar condicionados e tudo que a imaginação permitir.
A realidade virtual também poderá ser ainda mais “palpável”, algo que a indústria de jogos irá aproveitar e as empresas de acessórios poderão explorar com a venda dos óculos e outros equipamentos.
O que é preciso mudar?
A indústria de celulares está sendo mais clara ao apontar que determinados aparelhos poderão se conectar à internet 5G mas outros não. Só que com os computadores será a mesma coisa.
Já há modelos que oferecem essa novidade, mas a maior parte dos especialistas na mídia que testaram a conexão e a tecnologia indicaram que vale a pena esperar um pouco para entrar na onda. Portanto, você que é gamer, fique empolgado com a ideia, mas não precisa começar a poupar tudo que você tem para não ficar para trás. Só fique esperto que sua experiência como jogador irá dar um salto qualitativo enorme.